Após preencher os dados do animal de estimação, o registro é encaminhado a um dos policiais civis.
A Polícia Civil de Santa Catarina lançou recentemente o SOS PETs, portal de apoio para a localização de animais. O espaço virtual conta com a colaboração do público, onde os cidadãos podem publicar pedidos de ajuda para achar um pet perdido ou encontrar seu tutor, sem necessidade de exposição.
Após preencher os dados do animal de estimação e inserir até três fotos, o registro é encaminhado a um dos policiais civis para que seja realizada a análise. Caso os campos sejam corretamente preenchidos, o perfil é adicionado na página principal.
Responsável pela gestão do sistema, a Divisão de Proteção Animal consegue monitorar cada caso registrado por pessoas que perdem ou encontram um animal de estimação.
Com isso, além de entender quais são as principais causas das ocorrências, a unidade consegue desenvolver um material para orientar os tutores a evitar os momentos de desespero e tristeza quando descobrem que o seu pet sumiu.
Como funciona?
Para realizar um cadastro de um pet perdido ou encontrado, basta ir na página do SOS Pets https://sistemas.pc.sc.gov.br/sospets/ e preencher corretamente os dados solicitados. Após, o processo, será solicitado três fotos do animal.
Além disso, é possível pesquisar o animal perdido por raça, espécie, município e o tempo de desaparecimento.