A Unacon passa a atender a população no novo espaço físico a partir do dia 6 de março.
Um marco para os pacientes com câncer da região de Itajaí e mais um grande passo na história do Hospital Marieta. A Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) ganha novo espaço no terceiro andar do Complexo Madre Teresa, edifício anexo à estrutura da unidade hospitalar, que funciona no Centro de Itajaí e cuja obra era um sonho antigo da população.
A inauguração do serviço de atendimento a pacientes com câncer nesta segunda-feira, 27, dá início a uma nova fase com ainda mais humanização e respeito àqueles que necessitam de cuidados especiais. A cerimônia contou com a presença do governador Jorginho Mello, da vice-governadora Marilisa Boehm e da secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto. A Unidade de Alta Complexidade em Oncologia passa a atender a população no novo espaço físico a partir da próxima segunda-feira, 6.
Os serviços estão localizados nos dois primeiros pavimentos da torre, que possui 15 andares. O total investido pelo Estado para a construção da nova torre foi de R$ 95 milhões. O Complexo Madre Teresa contará com Urgência e Emergência, Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI), Ambulatório, Banco de Leite, 241 leitos de internação, 20 leitos de UTI Adulto e 10 de UTI Neonatal, 10 leitos de Unidade de Cuidados Intensivos (UCI), 12 salas cirúrgicas sendo três obstétricas, Central de Materiais Esterilizados (CME) e Unidade de Alta Complexidade Oncológica (Unacon), divididos em uma área de mais de 21 mil metros quadrados.
Nova estrutura vai sobrar atendimentos
A nova estrutura vai mais do que dobrar a capacidade de atendimento da população. O Hospital Marieta é vocacionado para diferentes e importantes especialidades médicas atendidas na Unacon: Cabeça e Pescoço, Coloproctologia, Cirurgia do Aparelho Digestivo, Cirurgia Geral, Cirurgia Plástica, Cirurgia Torácica, Ginecologia, Mastologia, Oncologia Clínica, Ortopedia e Urologia.
A demanda atual de atendimento na Unacon é de 3,9 mil consultas por mês e 1.585 tratamentos mensais que englobam quimioterapia, hormonioterapia e/ou imunoterapia. Também são realizadas 100 cirurgias todos os meses. Há ainda o Serviço de Radioterapia, no qual são realizadas 1.100 sessões mensais. Ele está localizado em um prédio em outro endereço, na Avenida Joca Brandão. Já no ambulatório, o volume de pacientes atendidos gira em torno de 3.300 ao mês. A previsão é de iniciar os trabalhos no local a partir de 6 de março.