O cuidado é necessário porque a inalação de amônia pode causar dificuldades respiratórias, broncoespasmo, queimadura da mucosa nasal, faringe e laringe, dor no peito e edema pulmonar.
Após o recente incidente envolvendo vazamento de amônia na empresa de pescados Leardini, em Navegantes, equipes do Corpo de Bombeiros Militar e Defesa Civil de Navegantes estiveram na empresa, na tarde de quarta-feira (8), para realizar uma visita técnica com o objetivo de verificar os sistemas preventivos contra incêndio e pânico do local.
Também foram vistoriadas as instalações que utilizam amônia para refrigeração dos pescados. O cuidado é necessário porque a inalação de amônia pode causar dificuldades respiratórias, broncoespasmo, queimadura da mucosa nasal, faringe e laringe, dor no peito e edema pulmonar.
As equipes foram recebidas pelo Diretor-Presidente da empresa, Attilio Leardini, que apresentou os detalhes de funcionamento da indústria de pescados.
Vazamento
Na manhã do dia 3 de fevereiro, por volta das 4h da manhã, ocorreu um vazamento de amônia na empresa Leardini, em Navegantes, onde os bombeiros identificaram o rompimento de uma tubulação com grande extravasamento do gás.
Após o isolamento do local, os bombeiros equiparam-se com roupa de proteção química e conseguiram chegar até o local, para fechar a válvula do sistema de distribuição do gás. A equipe dos bombeiros da Portonave auxiliou no atendimento da ocorrência. Após o procedimento, o gás se dissipou no ambiente.