O agendamento para emissão da Carteira de Identidade Nacional estará disponível no site policiacientifica.sc.gov.br. As vagas abrem sempre às 12h.
A partir dessa quarta-feira (1), começará a ser realizado em Santa Catarina o agendamento para a emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN). O cidadão notará basicamente a mudança na aparência da carteira de identidade, visto que muitas das demais funcionalidades já constam no atual modelo emitido no Estado. Isso inclui a inserção da numeração de outros documentos, informações de saúde, nome social e a unificação das numerações do CPF e do RG, padrão adotado de forma pioneira pelo estado em novembro de 2021.
Em termos de novidades, será disponibilizada a versão digital do documento, semelhante ao processo da carteira nacional de habilitação (CNH) emitida pelo Detran. Com a nacionalização do QR Code, o documento também poderá ser utilizado virtualmente no aplicativo “gov.br”. Por fim, a CIN definitivamente elimina o antigo número do Registro Geral (RG).
Com isso, a Polícia Científica de Santa Catarina informa que não haverá atendimento ao público nos postos de identificação em todo o Estado, no período de 02 a 07 de março, devido à necessidade de reprogramação dos sistemas de atendimento atuais e finalização dos processos referentes aos atendimentos já realizados, possibilitando, desta forma, o início da emissão da CIN.
Agendamento
O agendamento para emissão da Carteira de Identidade Nacional estará disponível no site www.policiacientifica.sc.gov.br. As vagas abrem diariamente, sempre às 12h.
Após realizar o agendamento online, o cidadão deve se deslocar até o posto fixo. O Posto para emissão da Carteira de Identidade, em Navegantes, fica na Navetran: Rua Anibal Gaya, 149 – Centro, atendimento das 8h às 18h.
Importante ressaltar que as carteiras de identidade expedidas de acordo com os padrões anteriores são válidas até 01 de março de 2032, conforme artigo 25 do Decreto n. 10.977/2022. Sendo assim, não é necessário que os cidadãos tenham pressa em buscar o serviço, salvo casos realmente necessários, evitando sobrecarregar os sistemas nesse início das operações.