Durante a roda de conversa “Conscientização: uma aliada no combate ao abandono de animais”, promovida pela Câmara Municipal de Navegantes, através do gabinete da vereadora Sol Dapper (União), a posição de vanguarda da cidade de Navegantes nesta área foi destacada no encontro.
O Departamento de Bem-Estar Animal (DABA), criado em 2014, tornou-se referência para diversos municípios catarinenses e até do Paraná. Somente em 2022, o órgão promoveu a castração de 2.633 animais, a vacinação de 1.802 cães e gatos, 3.494 consultas, 5.848 chipagens, resgate de 872 animais em situação de maus-tratos e/ou abandono e promoveu a adoção de 426 pets.
Além da criação e estruturação do DABA, Navegantes tem se destacado pelas diversas ações voltadas à proteção e bem-estar animal, como as constantes campanhas de adoção e de conscientização da sociedade, especialmente, de estudantes da Rede Municipal de Ensino (Julho Dourado, Dezembro Verde).
Os investimentos na área e a criação de legislações sobre o tema também alçaram Navegantes a um novo patamar na proteção dos direitos dos animais. Nos últimos anos, foram criadas leis municipais como a Lei nº 3.100/2016 (Código Municipal de Defesa, Bem-Estar e Proteção Animal), a Lei nº 3.470/2020 (proíbe uso de fogos de artifício com estampido) e o Decreto nº 89/2021 (programa de adoção de animais de carga ou grande porte apreendidos).
“Após tanta luta, nós protetores podemos afirmar: Navegantes está no caminho certo, sendo referência atualmente para outras cidades. Um município que cuida bem de seus animais, cuidará também das suas pessoas”.
Vereadora Sol Dapper
Participaram da roda de conversa a vereadora Sol Dapper (União), o superintendente do Instituto Ambiental de Navegantes (IAN), Marcos Zaleski De Matos, o secretário municipal de Turismo, Luciano Maibuk, a coordenadora do DABA, Bárbara Pavarine, os veterinários Matheus Alcântara (DABA), Bruna Pereira (DABA) e Evelise Reis (Prefeitura de Barra Velha), as protetoras de Itapema, Hilene Simsen e Rosinha Silveira e o diretor da Escola Municipal Professora Badia de Faria, Marcos Bittencourt, e a mascote Abadia, adotada pela unidade escolar.