Bombeiro militar e cão de busca do 7º Batalhão de Navegantes foram encaminhados para resgate de vítimas.
POR LOUISE BENASSI – SC 002880/JP
Desde a noite de segunda-feira, 28, equipes especializadas em atendimentos extremos foram enviadas, pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), até o local que ocorreu um deslizamento na BR 376, no KM 669, entre o Paraná e Santa Catarina. Entre os integrantes das equipes, estão um bombeiro e um cão de busca do Corpo de Bombeiro Militar de Navegantes.
Conforme o CBMSC, estas equipes possuem equipamentos específicos para acesso a áreas deslizadas, bem como para resgate veicular. Além disso, também foram encaminhados binômios, que são duplas entre bombeiro militar e cão de busca, para atuação na busca por pessoas desaparecidas. Foram encaminhados dois binômios do 3º Batalhão de Bombeiros Militar, com sede em Blumenau, bem como um binômio do 7º Batalhão, que atua no Corpo de Bombeiros Militar de Navegantes. Até o momento são 30 bombeiros do CBMSC nesta missão.
Nesta terça-feira (29), a equipe do helicóptero Arcanjo também sobrevoará a região.
Sobre o deslizamento
Um grande deslizamento de terra foi registrado na noite dedomingo, no km 669 da BR-376, principal rodovia que liga o Paraná a Santa Catarina, em Guaratuba (PR). Após buscas por vítimas, um corpo foi localizado sob os escombros, segundo a Polícia Rodoviária Federal.
Conforme as informações da Arteris Litoral Sul, concessionária que administra a via, a pista está bloqueada nos dois sentidos e não há previsão de liberação.
Vídeos e imagens compartilhados nas redes sociais mostram a dimensão do deslizamento, com vários veículos soterrados. Um motorista afirma em um deles que, por pouco, não foi atingido e que havia carretas embaixo da terra. Outro descreve a situação como “cena de guerra”.