Uma audiência pública, realizada na quarta-feira (9), na Câmara dos Deputados, debateu os planos de investimentos no bloco sul de aeroportos, especificamente os terminais de Joinville e Navegantes. A reunião foi promovida pela Comissão de Turismo, presidida pelo deputado federal Rodrigo Coelho (PODE-SC).
Estiveram presentes representantes da Secretaria de Aviação Civil, Agência Nacional de Aviação Civil, Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) e associadas, CCR Aeroportos, entre outras autoridades.
“O objetivo desta audiência é esclarecer como será o plano de investimentos da CCR e ouvir as autoridades locais sobre a importância dos aeroportos de Joinville e Navegantes”, afirmou o deputado.
LATAM
Priscila Yuge, gerente de negócios aeroportuários da LATAM Brasil, destacou a importância de dois temas em termos de infraestrutura para as empresas aéreas.
“É importante que a gente tenha, sobretudo em Navegantes, uma infraestrutura compatível com o A321, que é a maior aeronave da frota da LATAM para operação de ‘narrow body’ (avião de fuselagem estreita). Isso obviamente acaba facilitando muito porque nem sempre a gente consegue colocar uma frequência a mais, mas conseguimos fazer um upgrade da aeronave. O segundo ponto é o contrato de concessão que não prevê obrigatoriedade de investimentos em terminais de cargas, mas entendemos que é algo relevante que precisa ser estudado com as companhias aéreas”, disse Priscila.
GOL
Já Alberto Fajerman, assessor da Presidência da GOL, afirmou que a empresa está atenta ao desenvolvimento dos dois aeroportos. “Fico particularmente feliz com o reconhecimento da importância do setor aéreo para o desenvolvimento do turismo e economia das cidades. As três grandes empresas aéreas brasileiras têm capital em bolsa, então temos muita responsabilidade com os acionistas. Por isso, temos que ter muito cuidado com crescimento que porventura a gente coloque. Navegantes e Joinville estarão no nosso radar, estamos atentos ao desenvolvimento dos dois aeroportos”,.
Secretaria Nacional de Aviação Civil
“Temos R$ 21 bilhões de investimentos contratados em concessões aeroportuárias para os próximos cinco ou seis anos. O Brasil tem uma modelagem de concessão aeroportuária que é reconhecida mundialmente. Fui recentemente a um evento global de concessão de aeroportos e o Brasil é tido como referência em regulação e modelagem”, afirmou o secretário nacional de Aviação Civil, Ronei Glanzmann.
CCR
O diretor de operações da CCR Aeroportos, administradora dos aeroportos de Joinville e Navegantes, comandante Miguel Dau, destacou a importância do alinhamento com as companhias aéreas, autoridades locais, serviços, comércio, Secretaria de Aviação Civil e Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).
“Não é o aeroporto que cria a demanda. Por outro lado, o aeroporto tem que prover infraestrutura para as empresas aéreas operarem de forma segura, com qualidade da operação de seus passageiros e cargas. Independentemente de estar ou não no contrato de concessão (a obrigatoriedade de investimentos), a CCR está antenada na demanda dos locais. Se vislumbrarmos aumento de capacidade, não vamos nos furtar a fazer investimentos”, afirmou.
Fonte: Associação Brasileira das Empresas Aéreas