O professor Eduardo Bajara, presidente da Fundação Municipal Cultural de Penha Picucho Santos, presenteou o ator e escritor Lázaro Ramos com edições de uma criação literária de Penha: a Turma do SiriZinho, de autoria de Paulo Santos. O encontro do professor e do ator foi em Paraty, no Rio de Janeiro, onde o professor participou da Feira Literária Internacional (FLIP), no final de semana.
Bajara representou a Fundação e repassou o livro com a turminha para Lázaro, que agradeceu ao presidente da Fundação em suas redes sociais. “Bajara prometeu e cumpriu”, comentou o autor Santos. Outro presente para o ator foi o livro “Antônio e o Boi”, de Tábata Santos, escritora de Bombinhas.
A Turma do Sirizinho, criada pelo autor penhense, mostra um grupo de animais que se conheceu durante a pandemia. O personagem principal vive o melhor dia de sua vida fazendo novos amigos e conhecendo um pouco de cada habitat. Os dois livros já lançados são “A pandemia sob a ótica animal” e “Visitando a Prima Ararita”.
FLIP
Penha participou da FLIP em duas rodas de conversas voltadas à temática dos “Povos Originários’ e “Patrimônio Histórico, Cultural Material e Imaterial”, exposições feitas por Bajara focando a riqueza de Penha perante a cultura açoriana. “Penha consegue manter viva sua riqueza cultural material e imaterial – com muitos prédios históricos e manifestações sociais que nos fazem voltar ao tempo. É um orgulho para nós”, finaliza ele.
Texto: Juvan Neto