O Hospital Nossa Senhora dos Navegantes com seu Núcleo de Educação Permanente, em alusão ao “Outubro Rosa” realizou uma roda de conversa com o médico Nicolas Kalbusch (CRM-SC 25333), que é obstetra da unidade hospitalar.
A roda de conversa, que aconteceu entre os dias 18 e 25 de outubro, teve uma abordagem geral sobre a temática “Outubro Rosa – cuidar de si depende de você”.
Importante observar que o Outubro Rosa é a denominação do mês que se dedica a conscientizar e alertar mulheres e sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce dos cânceres de mama e de colo do útero. Além de falar sobre apoio e luta, é também uma forma de aproximar mulheres que passam pela mesma situação e podem se ajudar.
NÚCLEO DE EDUCAÇÃO
A roda de conversa foi organizada pelo Núcleo de Educação Permanente do hospital e teve apoio da administração. Cada participante teve a oportunidade de sanar dúvida e repassar conhecimento.
Durante o evento o médico ressaltou que o Outubro Rosa serve de alerta, principalmente em relação ao diagnóstico precoce, já que ele é fundamental para as taxas de cura do câncer de mama. Quando em fase inicial, é possível alcançar até 95% de cura. A principal estratégia, segundo o profissional, é a realização regular da mamografia, que o SUS indica fazer a cada dois anos a partir dos 50 anos: “recomendamos também o autoconhecimento. Ou seja, a mulher deve estar atenta às suas mamas e, se notar alguma mudança, procurar o mastologista ou médico mais próximo, onde o mesmo irá avaliar a necessidade de exames ou consulta com especialista”.
O médico destaca ainda que “uma doença, por qualquer que seja sua natureza, não passa pelo crivo da prevenção. Desde um resfriado até o mais grave: o câncer, a grande maioria delas é evitada tomando medidas que evitem sua piora ou seu contágio. Em se falando do câncer, os sinais que o antecipam são a primeira chave para evitar complicações maiores, e dentre todos os tipos o de mama é o que mais assusta”.
Neste sentido o Hospital Nossa Senhora dos Navegantes, além de conversar sobre o tema com seus colaboradores, também apoia o trabalho de conscientização, com foco no cuidado da saúde da mulher.