fbpx

PRIMAVERA TERÁ EPISÓDIOS DE CHUVAS FORTES, RAJADAS DE VENTO E RAIOS 

Previsão é em decorrência dos impactos que o fenômeno La Niña pode causar.

Nesta quinta-feira (22) inicia a primavera no Hemisfério Sul. O destaque dessa estação do ano são as flores, mas, segundo o Prognóstico Climático do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão atípica chama à atenção. A previsão indica maior probabilidade de chuvas abaixo da média climatológica em toda a Região Sul, em decorrência dos impactos que o fenômeno La Niña pode causar.

Segundo o Inmet, poderão ocorrer episódios de Complexos Convectivos de Mesoescala (CCM), que estão associados a chuvas fortes, rajadas de vento, descargas atmosféricas (raios) e eventual granizo.

A Primavera no Hemisfério Sul inicia-se no dia 22 de setembro de 2022, às 22h04, e termina no dia 21 de dezembro, às 18h48.

Impactos na safra

A previsão de chuvas abaixo da média pode impactar o início da safra de grãos. Entretanto, os acúmulos de chuva que têm ocorrido na Região Sul desde a segunda quinzena de agosto têm mantido o armazenamento de água no solo acima de 50% em grande parte da região, o que pode contribuir para o menor impacto nas fases iniciais dos cultivos da safra de grãos, caso ocorram chuvas abaixo da média.


ATENÇÃO: Você não pode copiar o conteúdo
Direitos reservados ao Jornal nos Bairros