Faleceu nessa segunda-feira (15), aos 77 anos, Osair Manoel de Souza, um dos fundadores do Navegay, o maior bloco de sujos do sul do país, até a sua última edição, em 2020. Também foi um dos fundadores do Bloco Acadêmicos do São Domingos, tradição do carnaval navegantino. Osair estava internado no Hospital da Unimed.
Segundo pesquisa da jornalista Maila dos Santos, o Navegay surgiu em 1978, quando Osair e mais sete integrantes da família Souza, do bairro São Domingos, em Navegantes, queriam se divertir na segunda-feira de carnaval. Resolveram, então, se fantasiar de mulheres e sair pelas ruas da cidade. O primeiro nome do bloco foi “Banho da Dorotéia”, pois o grupo já fantasiado saiu em cima do caminhão de Norival Souza, com destino à praia central do município. Ele explica que no ano seguinte, o Grupo, que já ganhava alguns simpatizantes, era chamado apenas de “Bloco da Dorotéia”. Em 1980, ano em que a escola de Samba Unidos de São Domingos foi fundada, o “Bloco da Dorotéia” ganhou mais força, quando muitos componentes da agremiação resolveram sair também no bloco de sujos. Nesta época, o nome do bloco havia se transformado em “Naveguei”, no sentido de navegar, pois o grupo, que já envolvia componentes de todo o município, passou a atravessar o Ferry Boat e desfilar pelas ruas de Itajaí. A cada ano, mais pessoas se juntaram ao bloco, que voltou a dedfilar em Navegantes, chegando a quase 100 mil foliões.
Osair falava que a família Souza sentia uma emoção muito grande quando ia para as ruas acompanhar o Navegay, que como ele mesmo dizia: “nós vimos nascer”.
Osair foi ainda procurador do município, secretário de Administração e um dos fundadores do G. R. E. P. C. Navemar.