Com a implementação do Programa de Desenvolvimento Econômico (DEL), realizado pela Prefeitura de Navegantes, e o mapeamento do atual momento econômico do município, foram iniciadas diversas ações com planejamento de curto, médio e longo prazo para impulsionar o desenvolvimento na cidade. Uma dessas ações aconteceu na quarta-feira (13), quando estiveram reunidos, na Casa dos Conselhos, os consultores da FACISC e os membros do Conselho Municipal de Turismo de Navegantes (COMTUR).
A pauta foi a elaboração de um planejamento estratégico para o COMTUR, que será desenvolvido por meio do resultado de uma análise, prevendo impulsionar o turismo na cidade.
Conforme o consultor, Eduardo Pedrini, em breve Navegantes será referência dentro do Desenvolvimento Econômico. “Com o andamento dos trabalhos, cada vez mais, temos a certeza do potencial de Navegantes para se tornar referência em desenvolvimento econômico. O trabalho inicial junto ao Turismo – que é uma das vertentes que foram propostas através do plano de trabalho que está sendo desenvolvido junto ao COMTUR – logo começará a colher resultados e poder ampliar seus horizontes. Visto que além do grande potencial das praias, tem um caminho muito promissor na área de Turismo de Eventos e Negócios”, apontou o consultor.
Já para o consultor do DEL, Giovani Ferreira, Navegantes vai avançar no turismo, já que a cidade possui muitos atrativos, porém pouco explorados. “A realização do planejamento estratégico de curto prazo também é muito importante para dar um direcionamento turístico para a cidade. O município já possui atrativos consolidados, como a praia, mas precisa avançar em conceitos de turismo que alavanquem a economia”, concluiu.
O Secretário de Desenvolvimento Econômico e Receita, Rodrigo Silveira, expõe que o objetivo é criar uma cultura permanente de interação entre governo e sociedade na definição das políticas públicas voltadas ao desenvolvimento. “Queremos estabelecer um planejamento de médio e longo prazo, de modo que Navegantes siga com ações coordenadas ao longo do tempo. Este tipo de ação já realizada no campo do turismo vai se reverberar em outras áreas, de forma profissional e com pensamento estratégico”, expõe o secretário, responsável pela coordenação das ações do programa.
Programa DEL
O objetivo do Programa DEL é aumentar a competitividade e a capacidade de transformação dos municípios catarinenses a partir de uma estratégia sustentável, que fortalece a economia local e melhora a qualidade de vida dos munícipes. Em 2011, a FACISC implantou o Programa DEL com o objetivo de atender à crescente demanda das associações locais, principalmente de municípios de pequeno e médio porte com economia subdesenvolvida, por meio de um programa de desenvolvimento econômico local sustentável.
O programa, que já está implantado em mais de 30 municípios de quatro estados federais, se baseia no fortalecimento do diálogo entre governo local, empresários e sociedade civil, que planejam e implementam, em um conselho de desenvolvimento econômico, um conceito de desenvolvimento sustentável prazo estabelecido para esse fim.