O frio intenso chegou em Navegantes e região, há alerta para ressaca e ciclone extratropical nesta quarta-feira (18), com rajadas de vento com velocidade que podem chegar a 100km/h.
“Este fenômeno conjunto está acontecendo devido a uma massa de ar polar, bastante frio na região Sul do país, e pode, também, ir para outros Estados, e também a formação de um ciclone junto à costa do Rio Grande do Sul que deve se deslocar à costa do Sul durante a semana. É importante que a população fique atenta a novos alertas, e em caso de emergência ligue para o 199”, explica o chefe de Vistorias e Fiscalização, Edevilson Cugiki.
A Capitania dos Portos informou que os portos de Navegantes e Itajaí estão fechados devido às más condições do tempo.
O fenômeno traz risco potencial de estragos por conta dos fortes ventos, o mar fica muito agitado e há risco de ressaca. De acordo com o meteorologista Piter Scheuer, o ciclone subtropical teve fases de ciclone extratropical. Nesta época do ano, o ciclone mais comum de ocorrer é o extratropical por conta das frentes frias que atravessam a região.
Scheuer explica que o fenômeno não deve avançar para algo mais do que um ciclone, como um furacão, por exemplo. “Furacão tropical gosta de águas aquecidas e é um sistema único, não tem frente fria associada”, diz.
Fonte: ND