Navegantes tem sido alvo de vandalismo em áreas públicas. Nessa segunda (18) e terça-feira (19), a prefeitura divulgou duas notas referentes a ações de vândalos no bairro São Paulo e no bairro Gravatá.
No bairro São Paulo, a Praça de Esportes e Lazer Carlos Eduardo Correa da Silva, mais uma vez, foi alvo de vandalismo. Conforme a DME, responsável pela praça, na segunda-feira (18), foi colocado cadeado nos portões para que, nesta terça-feira (19), a empresa responsável pela obra de reforma do local pudesse lavar e pintar a quadra. Contudo, hoje pela manhã, quando os funcionários chegaram ao local, se depararam com o muro quebrado.
Ainda no período da manhã, foi iniciada a manutenção no local. No entanto, no horário do almoço, o cadeado foi novamente arrombado e foi jogada areia em toda a quadra que havia sido lavada mais cedo.
“Pedimos mais uma vez que as pessoas nos ajudem a zelar pelo patrimônio público, evitando que atos de vandalismo atrapalhem o andamento da obra. Estamos trabalhando para entregar à comunidade um espaço bonito e revitalizado, com intuito de que todos possam usufruir de maneira saudável e para isso, precisamos da colaboração de todos”, solicita a superintendente, Gabriela.
Vandalismo também no Gravatá
No Gravatá, os canteiros de flores recém construídos no CIS – Centro Integrado de Saúde também sofreram com vandalismo. A obra é realizada pela equipe da Secretaria de Obras, que se deparou com a depredação dos canteiros e marcas de pneus de carro.
De acordo com a Secretaria de Obras, ações destrutivas são consideradas uma falta de respeito por parte de alguns cidadãos. “A Secretaria de Obras está concluindo os serviços dos canteiros e antes da conclusão já estão sendo destruídos”, lamenta o secretário adjunto, Jones Landi da Silva.
Denuncie
Vale ressaltar que, de acordo com o artigo 163 do Código Penal, destruir, inutilizar ou deteriorar o bem ou serviços do município é considerado crime contra o patrimônio público. A pessoa pode ser presa por este crime, caso seja pega em flagrante. A população que flagrar ato de vandalismo deve entrar em contato com a polícia militar (190 ou aplicativo PMSC Cidadão).