Em março de 1818, Dom João VI assinou o decreto que criou no litoral catarinense uma colônia pesqueira chamada Nova Ericeira. Agora essa história pode ser conferida no livro “1818”, do jornalista e pesquisador Rogério Pinheiro. A obra será lançada no Centro Integrado de Cultura (CIC) de Navegantes, no dia 6 de abril, às 19h. O evento é aberto ao público.
O livro, de 180 páginas, conta os bastidores da criação da Colônia Nova Ericeira em 1818 e a guerra que se travou entre brasileiros e portugueses pelo seu controle. Na obra, o autor aborda também os motivos que levaram ao fim da Nova Ericeira, além de trazer uma lista inédita com os nomes dos colonos.
A Colônia Nova Ericeira foi criada no dia 25 de março de 1818, na Enseada das Garoupas, hoje a cidade de Porto Belo. Ao todo cerca de 400 pessoas vieram da freguesia da Ericeira (Portugal), distante 40 quilômetros de Lisboa. Além de Navegantes, fizeram parte da colônia as cidades de Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Barra Velha, Bombinhas, Camboriú, Governador Celso Ramos, Itapema, Itajai, Penha, Porto Belo e Tijucas.
SERVIÇO:
Lançamento do Livro “1818 — A história da colônia criada por Dom João VI que foi alvo de disputa entre brasileiros e portugueses no século XIX”
Editora: Diagramado
Data: 6 de abril de 2022
Horário: 19h
Local: Centro Integrado de Cultura de Navegantes – CIC
Endereço: Rua Maria Leonor da Cunha, 432, Centro