O Porto de Navegantes chegou aos 10 milhões de TEUs movimentados – métrica equivalente a contêineres de 20 pés. A conquista foi registrada nesta terça-feira (8), com o navio Teno, do armador Hapag-Lloyd, do serviço WMED/MSE, que opera na rota do Mar Mediterrâneo. Com isso, a Portonave torna-se o único Porto de Santa Catarina que atinge o marco, além de permanecer entre os líderes nacionais como segundo maior Porto em movimentação de contêineres do Brasil.
Para completar esse número, passaram pelo Porto de Navegantes mais de 7,8 mil escalas de navios de todas as regiões do mundo. A movimentação dos 10 milhões inclui exportação de cargas, como madeira, proteína animal, móveis e produtos cerâmicos. Em importação, engloba carga de bebidas, plásticos, produtos químicos, borrachas e seus derivados.
Planejamento e eficiência
Em meio ao cenário desafiador provocado pela pandemia, a Portonave superou as expectativas do setor portuário com recordes significativos nos últimos meses. Houve, em 2021, um crescimento de 29%, sendo o maior da história da empresa. Por isso, como agradecimento aos 10 milhões de TEUs também foi produzido um vídeo da infraestrutura do Terminal. Confira aqui.
“Todo esse trabalho demanda constante planejamento e eficiência na gestão. O capital humano da empresa, com mais de mil profissionais diretos, assim como os clientes, os caminhoneiros, a comunidade e todos os demais envolvidos, que contribuem na operação portuária, merecem todo nosso reconhecimento”, parabeniza o diretor-superintendente administrativo, Osmari de Castilho Ribas.
Crescimento e liderança de mercado
Em 2021, a participação de mercado no segmento de importação foi ascendente e expressiva, com 38,6%, e na exportação de contêineres refrigerados (reefer), com 18,8%.
Um comparativo de janeiro de 2022 com o mesmo período do ano passado, mostra a expansão das operações, sendo exportação dry (+33,4%), exportação reefer (+50%), na importação dry (+26,9%) e importação reefer (+39,3%).
A permanência da Portonave segue como segundo maior Porto do Brasil e como principal movimentador de contêiner por região, sendo líder do Sul em importação e exportação, conforme estatísticas do Datamar.