Nesta semana, aconteceu a Assembleia Geral para a reativação da Associação dos Agentes da Reciclagem de Navegantes – Recinave. O objetivo da reativação da Recinave é a estruturação da associação para que faça parte da coleta seletiva no município.
Durante a assembleia, foi formada uma chapa para a formação da nova diretoria, composta por presidente, secretário, tesoureiro e dois conselheiros fiscais. Uma diretoria provisória foi aprovada.
De acordo com o superintendente do Instituto Ambiental de Navegantes – IAN, Marcos Zaleski de Matos, a prefeitura apóia a iniciativa e está oferecendo um apoio inicial na reconstituição da Recinave. A Secretaria de Obras auxiliará na limpeza e em melhorias na infraestrutura do espaço físico. Mais à frente, o município também irá colaborar no envio de matéria prima.
“O nosso planejamento futuro está focado na coleta seletiva e, no decorrer deste processo, a Recinave recebe todo o apoio da prefeitura para reestruturar a capacidade operacional, para poder receber esses recursos, transformando em renda para várias famílias”, explica o superintendente.
Em meados de janeiro, autoridades municipais reuniram-se com lideranças do bairro São Paulo, que trabalham com material reciclável, em uma visita técnica na Recinave. Na ocasião, participaram da reunião, o prefeito Liba Fronza e os vereadores Gabriel dos Anjos, Sol Dapper e Lú Bittencourt, que destinaram emendas impositivas para a reestruturação do espaço.
Eles fizeram a avaliação da estrutura do espaço físico e da possibilidade de reativação da associação de catadores, de forma a oferecer condições dignas aos catadores de materiais recicláveis.