O Hospital Infantil Pequeno Anjo, em Itajaí, emitiu um comunicado informando que aumentou as equipes para suprir a demanda causada pelo surto de doenças respiratórias.
Segundo a direção do hospital, houve um aumento de 85% nos atendimentos do pronto-socorro, “o que sobrecarregou a estrutura, resultando em um tempo de espera maior para os atendimentos“.
“O Hospital está trabalhando com sua capacidade máxima onde a relação percentual total entre o número de pacientes/dia e o número de leitos/dia atingiu 92,18%. E a relação percentual dos leitos de enfermaria atingiu 100%”, afirma o comunicado.
Unimed faz apelo
O recorde de atendimentos no hospital da Unimed em Balneário Camboriú acendeu um alerta e fez o hospital divulgar um apelo à população: “usem máscara, higienizem constantemente as mãos e evitem aglomerações para deter essa situação que afeta todo o sistema de saúde”.
Em apenas 10 dias, entre o Natal e este terça-feira (4), o pronto atendimento do hospital registrou mais de 10 mil atendimentos, de pacientes com sintomas de Covid-19 e gripe, além de viroses.
Conforme o comunicado, a unidade precisou triplicar a equipe para 14 médicos em cada turno.
SUS também tem atendimentos lotados
O surto de Influenza também tem afetado a rede pública de saúde. Em Itajaí, só nos três primeiros dias de 2022, a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do CIS (Centro Integrado de Saúde) registrou 2.219 atendimentos. Em média, foram 840 atendimentos por dia, 20% a mais do que a média registrada nos 31 dias de dezembro de 2021.
Já na UPA Cordeiros, foram registrados 724 atendimentos entre 1º e 3 de janeiro, uma média de 260 atendimentos por dia, conforme a secretaria Municipal de Saúde. Em todo o mês de dezembro foram 9.503 atendimentos na unidade, em média 300 por dia.
Balneário Camboriú
O aumento na procura por atendimento de pacientes com sintomas respiratórios fez Balneário Camboriú estender o horário de atendimento de três unidades de saúde da rede pública. As unidades de saúde dos bairros das Nações, Municípios e Barra funcionarão até às 22h.
Foi determinada, ainda, a melhoria no acolhimento, com acompanhamento médico, e a triagem desses pacientes ainda nas filas de espera para mais rápido encaminhamento. O laboratório de testagem no Hospital Ruth Cardoso deve ser ampliado em novo espaço que se cria com o deslocamento do ambulatório de especialidades, que hoje funciona no hospital, para um outro espaço de saúde na Rua Suíça, no bairro das Nações.
Fonte: ND+