fbpx

ESPÉCIE QUE CAUSA QUEIMADURAS CHEGA À PRAIA DE NAVEGANTES

Espécie que causa queimaduras chega à praia de navegantes

O Instituto Ambiental de Navegantes (IAN) está orientando os banhistas para que fiquem atentos à presença, na praia de Navegantes, de caravelas-portuguesas, animal marinho que pode causar queimaduras no contato. O surgimento das espécies, nessa época do ano, é comum devido às correntes marítimas.

O superintendente do Instituto Ambiental de Navegantes (IAN), Marcos Zaleski de Matos, explica que as caravelas-portuguesas são pequenas colônias de animais marinhos que causam queimaduras ao entrarem em contato com a pele, além disso, são consideradas mais perigosas que as águas-vivas comuns. Elas possuem cores translúcidas e vibrantes, o que chama a atenção em especial de crianças, por isso, é muito importante a orientação para que fiquem longe e não toquem nesses organismos.

Contudo, se houver o contato, os primeiros socorros devem ser feitos ainda na praia, pelos guarda-vidas, que possuem treinamento para atender esse tipo de ocorrência. Lavar com água do mar e aplicar vinagre na região pode minimizar os efeitos e se necessário, buscar ajuda médica.

O superintendente destaca ainda que a sinalização com a bandeira roxa indica a presença desses animais na área e, nesse caso, o ideal é procurar outro local da praia para entrar no mar. Ele finaliza dizendo que ao caminhar na praia, também é necessário atenção, pois, as caravelas-portuguesas podem ser trazidas pela correnteza e ficarem na areia.


ATENÇÃO: Você não pode copiar o conteúdo
Direitos reservados ao Jornal nos Bairros