A Força Aérea Brasileira deve receber quatro novos caças Saab F-39E Gripen nos próximos meses. O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro Baptista Jr. informou em carta, direcionada aos pilotos de caça da Força, que estava indo à Suécia, para receber os novos aviões.
Na última sexta-feira (19), a Saab publicou um vídeo em suas redes sociais, tematizando a pintura da aeronave. Na legenda “A família Gripen está crescendo”, a fabricante já sugeria o evento que deve acontecer em breve.
Quatro caças F-39E estão prontos na sede da Saab em Linköping, na Suécia. São eles os FAB 4101, 02, 03 e 04. Após a entrega oficial à Força Aérea, duas das quatro aeronaves serão enviadas ao Brasil por via marítima, como ocorreu com o FAB 4100, o primeiro Gripen recebido pelo país.
O embarque dos Gripens deve ocorrer até o final de dezembro. A previsão é de que os caças devem chegar ao país em janeiro de 2022. Após sua chegada pelo Porto de Navegantes (SC), as aeronaves serão levadas em voo para a planta da Embraer em Gavião Peixoto (SP).
Lá está o Centro de Ensaios em Voo do Gripen (GFTC), onde técnicos, engenheiros e pilotos da Saab, Embraer e Força Aérea estarão engajados para obter a certificação de tipo militar dos caças. Apenas depois desta etapa, os Gripens estarão prontos para o serviço operacional com o Esquadrão Jaguar (1º GDA) da Base Aérea de Anápolis.
De acordo com o cronograma original, as aeronaves chegariam ao país ainda neste ano, mas ocorreram alguns atrasos e adequações necessárias. Dessa forma, a entrega teve de ser adiada.
A FAB adquiriu, ao todo, 36 caças F-39E/F Gripen, sendo 28 do modelo E e oito do modelo F, de dois assentos. Contudo, o Ten. Brig. Baptista Jr já confirmou em entrevista que a expectativa é de que a Aeronáutica receba entre 60 e 70 aeronaves.
Fonte: AEROFLAP