fbpx

PJSC INCENTIVA USO EFICIENTE E RACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA

campanha PJSC economia energia

O Poder Judiciário catarinense, através de sua Comissão de Gestão Socioambiental, promove sua primeira iniciativa sob o selo PJSC Sustentável, a campanha sobre o uso e consumo de energia elétrica de forma eficiente e racional. Uma etapa desta campanha foi a fixação de avisos ao lado dos interruptores nas áreas de maior circulação das unidades do Judiciário catarinense, incentivando o desligamento de luzes ao sair dos ambientes.

De acordo com a servidora Helen Petry, chefe da Secretaria de Gestão Socioambiental, consumir energia elétrica é fazer uso de recursos naturais, e os principais modelos da matriz energética do Brasil acarretam impacto socioambiental na sua cadeia de produção, desde a geração até a distribuição ao consumidor.

“Tornar mais eficiente o consumo de energia elétrica é uma maneira de ajudar a reduzir esse impacto, e temos que colaborar para a eficiência energética utilizando melhor o que é produzido. É positivo para o meio ambiente e também para a sociedade”, ressalta.

A campanha, que também contará com postagens nas redes sociais, busca sensibilizar sobre o uso e consumo de energia elétrica dentro do que cada pessoa pode fazer, seja no ambiente de trabalho ou residencial. Isso aumenta a segurança energética, reduz a poluição e é um compromisso ético, social e ambiental de todos.  

De acordo com o diretor de Engenharia e Arquitetura, Everton William Tischer, o mais relevante na proposta da campanha diz respeito ao comportamento do usuário no uso dos equipamentos, especialmente a iluminação, ar-condicionado e microcomputadores. “A realização de campanhas institucionais, relativas ao uso racional, tem um potencial enorme no comportamento e cultura do usuário para a economia de energia elétrica e preservação dos recursos naturais, nos casos de racionamento ou menor pressão sobre o sistema elétrico nacional”.

Confira algumas dicas práticas de sustentabilidade, racionalização e consumo consciente de energia elétrica:

– Avalie com o TSI o ajuste do computador para economizar energia elétrica no acesso remoto.

– Desligue o monitor se não o usar por mais de 20 min.

– Desconecte os carregadores de bateria quando as baterias estiverem totalmente carregadas ou quando não estiverem em uso.

– Aproveite ao máximo a iluminação (luz solar) e a ventilação natural com janelas e persianas/cortinas abertas.

– Acenda somente as luzes necessárias para realização das tarefas.

– Desligue a luz após sair dos ambientes.

– Mantenha corredores com luzes apagadas durante o dia, sempre que possível.

– Ao encontrar luzes acesas sem necessidade no seu prédio, avise o responsável.

– Regule a temperatura interna de frigobares e geladeiras de acordo com o recomendado pelo fabricante.

– Quando imprescindível, faça uso racional do ar-condicionado ajustando na temperatura de conforto (22ºC a 23ºC).

– Se possível, utilize as escadas para pequenos deslocamentos.​


ATENÇÃO: Você não pode copiar o conteúdo
Direitos reservados ao Jornal nos Bairros