O Departamento Municipal de Assistência e Bem-Estar Animal – DABA de Navegantes está realizando, em média, 110 castrações por mês, desde fevereiro desse ano. O número poderia ser ainda maior, se tutores que agendam o procedimento não deixassem de comparecer com seus animais na data marcada.
Conforme dados do próprio Departamento, de oito de fevereiro a 8 de novembro de 2021, 98 animais deixaram de ser castrados devido a tutores que agendaram o serviço para seus animais e simplesmente não comparecem, deixando outros animais que já poderiam ter sido castrados na fila de espera.
Apesar da quantia significativa de animais castrados durante o ano – até o último balanço, foram 991 castrações, no período de 2 de fevereiro a 8 de novembro – a procura pelo serviço é grande e os recursos públicos devem ser administrados com cautela, por isso, cada animal que deixa de ser castrado traz prejuízos, tanto financeiros, quanto sanitários, já que um animal de rua poderia ter sido castrado, evitado o aumento da população canina nas ruas.
Conforme o site da prefeitura, além dos animais de rua, têm direito à castração gratuita cães e gatos de pessoas com a renda familiar de até três salários mínimos, conforme prevê a legislação. Para o agendamento, é preciso ir até o Departamento com cópia do RG, CPF, comprovante de residência e de renda.
Vale ressaltar que além do procedimento de esterilização, o DABA realiza o atendimento de urgência e emergência e vacinação a animais de rua e de pessoas de baixa renda. Para os cães e gatos de rua que passam pelo departamento, ainda são procuradas famílias para adotá-los, sendo que nesse ano, 323 animais foram adotados, de janeiro a outubro.