Navegantes recebe, nos dias 05 e 12 de dezembro, em cinco sessões gratuitas, por diferentes espaços da cidade, a performance “Atra Pestis”, que é patrocinada pela Fundação Cultural de Navegantes, por meio do Fundo Municipal de Cultura.
A performance “Atra Pestis” é uma representação de um fato histórico marcante na história da humanidade e da prática dos médicos contratados durante a conhecida “Peste Negra”, uma das mais devastadoras Pandemias registradas, que teve como consequência cerca de 200 milhões de mortes.
Os profissionais do século XIV eram associados a seres macabros por conta da indumentária utilizada no período medieval e da postura médica junto aos enfermos. Ao mesmo tempo, eram vistos como os únicos capazes de aliviar o martírio da dor com a promessa de “cura”.
A performance está dividida em dois momentos. Primeiro pela abertura com a narração dos acontecimentos e fatos históricos e o segundo com a entrada do Dr. da Peste, que fará uma interação com o público. Em “Atra Pestis” o espectador será levado também a desassociar tudo o que é negro do que é ruim, como era feito no período medieval e continuou se perpetuando nos tempos atuais.
A performance é dirigida e produzida por Oyama Achcar, com Andréa Dias e Oyama Achcar no elenco. A classificação indicativa é oito anos.
AGENDA
– Dia 05/12 (domingo)
10h – Praça da Praia do Gravatá
16h – Praça da Praia Central
– Dia 12/12 (domingo)
10h – Praça de Esportes do Bairro São Paulo
14h – CEU das Artes (Bairro Nossa Sra. das Graças)
18h – Casarão Centenário (Escalvados)