fbpx

BEBÊS PREMATUROS GANHAM SESSÃO FOTOGRÁFICA NO HOSPITAL MARIETA

sessão fotográfica com prematuros Maternidade Marieta

Novembro recebe várias cores e uma delas é o roxo, em alusão à campanha de sensibilização para a prematuridade, que é quando o bebê nasce com menos de 37 semanas. Neste ano, a campanha do Novembro Roxo fala da importância de não ter separação entre mãe e filho.

No Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen, em Itajaí,, os médicos atuam dessa forma, com o método chamado Canguru, onde a mãe fica direto com a criança. “Mesmo quando o bebê está na incubadora, incentivamos as mães a estarem próximas, cantando para a criança, fazendo com que ele sinta a presença dela. E, assim que a criança estiver estável, já pode ter o contato pele a pele, que além das melhoras científicas, ainda traz um vínculo muito forte entre a criança e a mãe”, comenta Roque Antônio Foresti, pediatra da UTI Neonatal.

Durante todo o mês, diversas campanhas são realizadas para alertar os pais sobre a importância de todos os exames e acompanhamento médico durante a gestação, mas além de falar sobre as possíveis causas, a ação também gira em torno dos prematuros e do contato deles com a mãe.

Para levar alegria e ainda mais esperança ao setor de UTI neonatal, o Hospital Marieta firmou parceria com a fotógrafa Thamiris Pessoa – que há 4 anos vem fotografando partos no hospital e já passou pela experiência de ter uma filha prematura – para registrar os pequenos vestidos como eles realmente são: verdadeiros super-heróis.

Dos 300 partos realizados, em média, todos os meses, atualmente a instituição conta com 13 bebês prematuros. Este momento é muito especial e de muita emoção para os pais, que receberão uma foto, assim como um cartão especial com o pezinho do bebê carimbado para guardar de lembrança. “É um gesto pequeno, mas que tem grande significado para as famílias e também para a equipe médica.”, afirmou Karine Martins, enfermeira supervisora da Maternidade e UTI Neonatal.

Motivos para a prematuridade

De acordo com o pediatra da UTI Neonatal, os motivos são variados e podem surgir desde infecções e deslocamento prematuro de placenta até mesmo histórico familiar. O médico ainda afirma que, muitas vezes, é difícil evitar a prematuridade, porém, existem alguns cuidados que as mamães devem ter durante a gestação. 

“Fumar, por exemplo, prejudica muito a saúde da mulher e do bebê e pode levar ao nascimento prematuro. É importante também que a mãe faça todos os exames de pré-natal corretamente e tenha uma alimentação saudável. O sobrepeso da mãe também pode causar a prematuridade”, explica o pediatra.


ATENÇÃO: Você não pode copiar o conteúdo
Direitos reservados ao Jornal nos Bairros