Navegantes promove no sábado (2) um Mutirão de Vacinação para imunização contra a COVID-19. O mutirão acontece na Unidade Básica de Saúde Central, das 08 às 17h.
Para todos os vacinados é necessário apresentar documento original com foto, comprovante de residência e carteirinha de vacinação (se tiver). O uso da máscara no ponto de vacinação é obrigatório.
Quem será vacinado?
Serão vacinados no mutirão pessoas com 70 anos ou mais e com alto grau de imunossupressão com a aplicação da dose de reforço/terceira dose; adolescentes com 13 anos ou mais e aplicação da segunda dose para pessoas que receberam vacinas dos laboratórios Pfizer, AstraZeneca e CoronaVac.
Idosos
Para receber a dose de reforço, os idosos precisam ter completado o quadro vacinal há pelo menos seis meses (180 dias).
Imunossuprimidos
Já os imunossuprimidos precisam ter completado o quadro vacinal há pelo menos 28 dias, isto é, ter tomado as duas doses ou a dose única. Se enquadram em imunossuprimidos: Imunodeficiência primária grave; quimioterapia para câncer; transplantados de órgão sólido ou de célula tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras; pessoas vivendo com HIV/Aids com CD4 <200 céls/mm3; uso de corticoides em doses ≥ 20mg/dia de predisona, ou equivalente, por ≥ 14 dias; uso de drogas modificadoras da resposta imune; pacientes em hemodiálise e doenças imunomediadas inflamatórias crônicas.
Adolescentes
Para ser vacinado, é preciso: estar acompanhado de um responsável maior de 18 anos e apresentar autorização da vacinação do responsável. No caso de gestantes, é preciso também entregar a autorização médica para recebimento da dose.
Vale ressaltar que não foram enviadas novas doses ao município para este grupo. Sendo assim, a vacinação de adolescentes, nesta data, ocorrerá até acabar o estoque.
2ª dose dos laboratórios Pfizer, AstraZeneca e CoronaVac
Receberão a segunda dose aqueles que já completaram o intervalo entre as doses. CoronaVac – 28 dias (vacinados até 4 de setembro); Pfizer – 8 semanas (vacinados até 7 de agosto); AstraZeneca – 10 semanas (vacinados até 24 de julho).