O comércio catarinense está confiante para as vendas do Dia das Crianças, comemorado em 12 de outubro. Um levantamento da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de SC (FCDL/SC), produzido com empresas associadas, revela que 96% dos entrevistados têm expectativa de faturamento igual ou melhor do que no mesmo período do ano passado.
A Federação atribui a melhora no movimento ao avanço da vacinação contra a Covid-19 no Estado e à retomada dos investimentos na produção de bens de capital. O incremento financeiro, segundo 56,6% dos associados, será de 4% e o tíquete médio foi estimado em R$ 150 por 85,8%.
Os itens mais procurados devem ser roupas e acessórios (29,1%), calçados (26,3%), e brinquedos (22,9%). Já na forma de pagamento, o cartão de crédito se mantém como a primeira opção (58,3%), seguido pelo crediário (21,1%).
A tradição brasileira de deixar as compras para última hora também prevalece. Dos varejistas, 67,4% acreditam que o consumidor irá às lojas na véspera. O hábito pode ser um bom negócio, afinal, 70,9% dos entrevistados pretendem fazer algum tipo de promoção.
Otimismo
Os empresários estão igualmente esperançosos quando o assunto são as vendas de Natal. Para 80,6% o ganho será melhor em relação a dezembro de 2020.
“Esta projeção positiva se deve, principalmente, à retomada dos investimentos na produção de bens de capital, proporcionando mais rapidez na recuperação plena das atividades econômicas”, diz o presidente da FCDL/SC, Ivan Roberto Tauffer.