Em tempos de chuvas e previsões de fortes ventos, a Defesa Civil de Navegantes está trabalhando no mapeamento dos abrigos do município para situações de emergência, como em caso de desastres naturais. Ao todo, 46 locais serão vistoriados pelo órgão. No momento, metade dessa listagem já foi checada pelos servidores.
Este trabalho ocorre paralelo a outra ação. A Defesa Civil, que faz parte do comitê do Plano de Contingência para Educação (PlanCon), numa parceria com a Secretaria de Educação, está vistoriando as unidades escolares do município e verificando se todos os regramentos sanitários em relação ao combate à Covid-19 estão sendo seguidos corretamente.
Durante essas visitas, os agentes da Defesa Civil aproveitam para fazer a vistoria das estruturas das escolas, para ver se elas podem ser utilizadas como abrigos emergenciais.
“É feito todo um levantamento com relação à estrutura da escola, para que possamos ter isso mapeado. As informações serão inseridas no Plano de Contingência de Inundações. É verificado desde a possibilidade de abrigar animais, se o local tem chuveiro, se tem água disponível, quantidade de salas, quantas pessoas poderiam ser abrigadas no espaço”, detalhou o coordenador da Defesa Civil de Navegantes, Raphael Catarina.
Após o término das visitas nas escolas, outras instituições serão vistoriadas pela Defesa Civil para compor o mapa de abrigos temporários no município.