Em ação conjunta, o Instituto Ambiental de Navegantes (IAN) e a Polícia Militar realizaram a apreensão de uma carroça utilizada para despejo irregular de resíduos de construção civil, no bairro São Paulo. A operação aconteceu na segunda-feira (6).
A situação enquadra-se em dois tipos de infrações administrativas diferentes, uma relacionada ao Decreto Federal 6.514/2008, que regulamenta crimes ambientais como descarte irregular de lixo, e outra à Lei Municipal 3.100/2016, que proíbe veículos de tração animal no perímetro urbano.
De acordo com o superintendente do IAN, Marcos Zaleski de Matos, o município está intensificando esse tipo de fiscalização para apurar situações como essa e também responsabilizar as pessoas que estão contratando os serviços irregulares que os carroceiros oferecem, a baixo custo e sem nenhum tipo de regularidade.
A Prefeitura de Navegantes vem acompanhando de perto o descarte irregular de resíduos pela cidade. No mês passado, por exemplo, a Secretaria de Obras flagrou um carroceiro prestes a despejar podas de árvores em um terreno particular no bairro São Paulo, mas que acabou desistindo ao notar a aproximação dos servidores da pasta, conforme é possível acompanhar no vídeo: https://youtu.be/Vo8Bc2pWdZ4