O Instituto Ambiental de Navegantes (IAN)concluiu o levantamento da quantidade de árvores presentes no município, por meio do Censo Florestal, que foi iniciado em janeiro desse ano.
O resultado foi obtido sistematizando as informações técnicas em um banco de dados eletrônico de todos os indivíduos arbóreos de Navegantes. Conforme o levantamento, o bairro que mais possui árvores dentre os bairros levantados é o Gravatá, com 587 árvores, seguido de Meia Praia, com 350, e Centro, com 440 árvores.
O superintendente do IAN, Marcos Zaleski de Matos, explica que o Censo Florestal Urbano é um diagnóstico de todas as árvores existentes na área do passeio de Navegantes. Com o censo em mãos, será possível realizar o planejamento e a execução do Programa de Arborização Urbana.
“Dentre os aspectos levantados, foram registrados os indivíduos arbóreos que são nativos e exóticos, se estavam em floração ou frutificação, e se atendem às normativas para a acessibilidade dos transeuntes baseado na NBR 9050. Foram analisados se necessitam de poda, interferência na fiação elétrica, risco de queda, danos ao patrimônio e indivíduos mortos”, explicou.
Ao total, foram contabilizados e georreferenciados 1.790 árvores, predominando as espécies exóticas, com 83%, e apenas 17% de árvores nativas.
As árvores nativas são de espécies variadas, predominando os Ipês roxos, rosa e branco, porém, em maior número, o Ipê Amarelo, totalizando 5% do total de árvores no município. Dentre as espécies nativas, foram encontrados ainda os Coqueiros Jerivá (Syagrus romanzoffiana) de grande relevância ecológica e a Canela Verdadeira (Cinnamomum verum).
Meta plantar 1000 árvores
“Os resultados do Censo Florestal mostram claramente que a cidade de Navegantes é pouco arborizada, com predomínio de espécies exóticas e inadequações com equipamentos urbanos. Nossa meta será justamente inverter esse cenário. Inicialmente, iremos plantar 1000 árvores, o que representa mais da metade dos indivíduos arbóreos que existem atualmente no município”, finaliza.
Confira a quantidade de árvores registradas nos bairros levantados
Gravatá – 587
Meia Praia – 350
Centro – 440
São Pedro – 55
São Domingos – 106
Porto das Balsas – 52
Nossa Senhora das Graças – 71
Machados – 76
Volta Grande – 26
São Paulo – 27