Na primeira semana do mês de junho, os prefeitos dos municípios que compõem a AMFRI deram um passo gigante para a integração regional ao aprovar a continuidade do Projeto de Mobilidade Integrada da Foz do Rio Itajaí – PROMOBI/AMFRI. Já nesta segunda-feira (12), os prefeitos de Itajaí, Navegantes e Balneário Camboriú celebraram acordo para pleitear o financiamento.
O acordo viabilizará, economicamente, o projeto e autoriza o Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da AMFRI a submeter pleito à Comissão de Financiamento Exterior do Ministério da Economia, que, por sua vez, solicitará apoio financeiro ao Banco Internacional.
O financiamento permitirá a estruturação e implantação das obras de infraestrutura que compõem o PROMOBI/AMFRI. O projeto engloba três elementos que têm na mobilidade o seu foco: O Sistema de Transporte Integrado da Região da AMFRI; o Túnel Imerso sob o rio Itajaí-Açu ligando os Municípios de Itajaí e Navegantes e as Ações de Mobilidade Ativa e Micromobilidade na Orla Central da Praia de Balneário Camboriú.
Projeto a longo prazo
O PROMOBI/AMFRI é um projeto de longo prazo e, desde suas ações iniciais até o término de suas operações, se estende por 531 meses, tendo o início das operações previstas para 2024. Serão investidos, aproximadamente, US$ 500 milhões, sendo US$ 350 milhões aportados pela iniciativa privada e US$ 150 pelo setor público.
Transporte Coletivo Integrado
O STCR/AMFRI terá como solução viária um sistema rodoviário troncal que percorre a região no sentido Norte e Sul. O Sistema Central terá o modelo de Bus Rapid Transit (BRT) com a implantação de plataformas contínuas por meio de veículos elétricos.
Nos quatro eixos, o projeto atenderá a todos os municípios de compõem a AMFRI. O sistema central conectará o Aeroporto Internacional Ministro Victor Konder até Camboriú. Os veículos atravessarão Navegantes, Itajaí, Balneário Camboriú e Camboriú. O Sistema Norte atenderá os municípios de Balneário Piçarras, Penha e Navegantes. Já Sistema Sul, abrangerá Bombinhas, Porto Belo e Itapema. Por fim, o Sistema Oeste terá três grandes linhas que interligarão Itajaí à Brusque; Itajaí à Ilhota; e Navegantes à Luiz Alves.
O sistema central terá frota composta, exclusivamente, por veículos elétricos com tecnologia de carga rápida. Já os Sistemas Norte, Sul e Oeste terão frotas de ônibus movidas à diesel com a tecnologia Euro VI. A utilização de frota elétrica traz uma proposta moderna e sustentável para toda a região.
A frota de ônibus prevista será de 81 veículos, sendo 44 movidos à energia elétrica e 37 movidos à diesel com a tecnologia Euro VI, já incluídos uma frota reserva de 4 ônibus movidos à eletricidade e 4 movidos à diesel. A frota contará com ônibus de 12 metros, 18 metros (articulados) e 24 metros (biarticulados).
O STCR/AMFRI prevê ainda investimentos na implantação de 105 quilômetros de novas ciclovias, que se juntam aos 108 km já existentes, para formar uma rede que permita ao usuário combinar o deslocamento por bicicleta com o uso do transporte coletivo.
A inversão da matriz modal de deslocamento na região com a expansão do uso do transporte coletivo em detrimento do automóvel e o incentivo a mobilidade ativa, aliados ao uso de veículos elétricos, possibilitará significativa redução da emissão de gases poluentes na atmosfera trazendo maior qualidade de vida aos moradores e turistas.
Túnel Imerso
Depois de intensas discussões e análises técnicas, os municípios optaram por um Túnel Imerso ao invés de uma ponte para não inviabilizar a cadeia industrial nas margens do Itajaí-Açu, em especial a portuária. Projetado para a região da Barra do Rio, o método construtivo adotado traz uma tecnologia de vanguarda inédita na América do Sul, muito embora largamente utilizado em países europeus e asiáticos.
O projeto entrará em sua fase de detalhamento e traz como premissa uma seção transversal composta por três células independentes, sendo uma central exclusiva para pedestre e bicicletas e duas seções laterais com três faixas de tráfego em cada sentido, sendo uma delas de uso exclusivo para o transporte coletivo. Esta solução vem ao encontro da expectativa da população que há décadas sonha com esta travessia.
Orla de Balneário Camboriú
Por fim, as ações de reurbanização da orla da praia central de Balneário Camboriú estão voltadas para a mobilidade ativa e a micromobilidade, de maneira a possibilitar a integração com o STCR/AMFRI. As obras preveem a construção de passeios ativos, faixa exclusiva para mobilidade elétrica e ciclovia além de paisagismo e iluminação. A intensa atividade turística na região concentra a oferta de empregos e as obras previstas vão facilitar o acesso do trabalhador.