fbpx

PROJETO IRÁ AJUDAR ESTUDANTES DE ESCOLAS PÚBLICAS DE NAVEGANTES A ESTUDAR PARA O ENEM

ENEM do Bem Navegantes

Dados do IBGE de 2018 apontam que as escolas privadas colocam o dobro de alunos no ensino superior em relação à rede pública. Além da competividade com alunos que tiveram, muitas vezes, uma base mais forte, ainda existe o favor socioeconômico, que dificulta o ingresso em uma faculdade particular, e o acesso a universidades federais, sem ser por cotas, é ainda mais difícil para esses estudantes.

Pensando nisso, um grupo de voluntários do município de Navegantes se juntou para realizar um projeto que auxiliasse alunos da rede pública de ensino de Navegantes a tirarem boas notas no ENEM e terem mais chances de entrarem para uma faculdade.

A ideia inicial surgiu da fundadora da Associação de Cultura e Tradições de Matriz Africana “Ojinjé”, Isabel Cristina Ribeiro Rosa. Como a Associação tem foco nas crianças e suas famílias, a mãe Cristina, como é conhecida, falou a um professor do seu sonho de ver os jovens mais vulneráveis ingressarem nas universidades. “Estamos no mesmo mar, com embarcações diferentes. Lutamos pela igualdade”, ressaltou.  

Mas ela sabia que os cursinhos preparatórios são caros e que esses jovens não têm como pagar por eles. “Então nós decidimos fazer gratuitamente esse curso preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM, na sede da Ojinjé, como forma de incentivo a jovens e adultos que sonham com o ensino superior. Porém, devido à pandemia, não foi possível. Assim, minha filha deu a ideia de fazer uma plataforma online, que atenderia ainda mais alunos do que a gente conseguiria atender na sede”, explicou.  

A plataforma criada possuía outros conteúdos, como cursos, culinária africana, entre outros, entretanto, o carro chefe é a preparação para o Exame Nacional. Atualmente, 14 professores estão unidos nesse projeto denominado “ENEM do Bem”, que contará com vídeos e aulões online para jovens e adultos.

Além da Associação Ojinjé, fazem parte do projeto o Espaço Cultural Ecos de Santo Amaro e a Instituição Dó Ré Mi Faz Arte, ambas de Navegantes.

Inscrição gratuita

Qualquer pessoa pode participar do projeto, no entanto, o “ENEM do Bem” será divulgado, a princípio, em três escolas da rede pública de Navegantes: EEB Prof. Daniela Pereira, no Gravatá, EEB Adelaide Konder, em Machados, e EEB Prof. Júlia Miranda de Souza, no Centro.

Para participar, bastar acessar a plataforma ojinje.org.br/moodle e fazer o cadastro (criar uma conta) para participação gratuita nas aulas online e todo o conteúdo disponibilizado virtualmente.  


ATENÇÃO: Você não pode copiar o conteúdo
Direitos reservados ao Jornal nos Bairros