Navegantes promove, a partir de 1º de julho, o “Julho Dourado”, campanha de reflexão e conscientização sobre os direitos dos animais, bem como a importância da prevenção de zoonoses, que são as doenças infecciosas transmitidas pelos animais para as pessoas.
Vários setores do município, incluindo os poderes Executivo e Legislativo, estão engajados na realização de ações acerca do tema. Participam a Secretaria de Saúde, por meio do Departamento de Assistência e Bem-Estar Animal (Daba), a Secretaria de Educação, o Instituto Ambiental de Navegantes (IAN) e a vereadora Sol Dapper (DEM), autora da Lei nº 3.518/2021. Além disso, prestam apoio à campanha a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros Militar e as ONGs Mil Patinhas, Pró Bichos e Turma do Focinho Feliz.
Ao longo de todo o mês, serão realizadas feiras de adoção do Daba, palestras de conscientização em escolas, cãorreata, arrecadação de ração e lançamento do Tampapet, projeto de arrecadação de tampinhas plásticas para angariar fundos no tratamento de animais de rua e serão entregues para ONGs que manifestarem interesse em participarem da divisão, assim como a ração arrecadada.
Julho Dourado
Em março deste ano, foi aprovada e sancionada Lei nº 3.518/2021, que inclui o Julho Dourado no calendário oficial de eventos do município de Navegantes, prevendo a realização de atos que promovam o bem-estar animal e a divulgação das leis contra maus tratos vigentes.