De julho a outubro de 2020, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU da região – que compreende as cidades de Camboriú, Balneário Camboriú, Itajaí, Navegantes, Itapema e Bombinhas – registrou mais de 800 trotes recebidos no telefone de plantão da emergência.
O trote, apesar de parecer brincadeira para muitos, não tem graça. Ao passar um falso pedido de socorro, a equipe do SAMU se desloca, desnecessariamente, para a suposta ocorrência e deixa de atender a uma vítima que realmente está necessitando do serviço, podendo agravar o quadro clínico ou até mesmo causando a morte dessa pessoa.
Diante dessa preocupante realidade, o SAMU de Navegantes realizou palestras para as turmas de alunos do 1º ao 5º ano do colégio Santo Anjo, para abordar assuntos como a profissão dos socorristas do SAMU e a importância de não passar trotes para a equipe de emergência.
Todos os funcionários do SAMU Bravo 05 participaram da palestra, tomando os devidos cuidados e seguindo os protocolos sanitários de prevenção ao coronavírus. Outras escolas também receberão a visita da SAMU, seja de forma presencial ou online, conforme o protocolo de cada unidade.