Iniciaram, na última semana, as obras de reforma do prédio público onde seria instalada a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no bairro Gravatá. A Secretaria da Saúde de Navegantes informou que no local será implantado um Centro de Especialidades.
O município anunciou a mudança de finalidade da estrutura construída nessa quarta-feira (14/04). Justificou que “esta é uma obra aguardada há uma década pela população navegantina e que finalmente abrirá as portas para receber a comunidade”.
A empresa responsável pela execução dos serviços é a Miservi Administradora de Serviços Ltda., com um orçamento inicial de R$ 82.998,04. A inauguração está prevista para fim de maio.
Nas próximas semanas, a Secretaria de Saúde deverá anunciar mais informações sobre a nova unidade, com o detalhamento dos atendimentos que serão oferecidos à comunidade no local.
Obras iniciaram em 2011
A estrutura que antes seria a Unidade de Pronto Atendimento – UPA do Gravatá, localizada na Rua José Romão, 350, foi iniciada no ano de 2011. A obra nunca foi entregue a comunidade. Além da estrutura não ser finalizada, aconteceram problemas que dificultariam ainda mais a sua abertura.
Prefeitos de todo o país reivindicarem as condições de funcionamento para abertura das UPA’s 24 horas nas cidades que não conseguiram colocar, até então, a unidade em funcionamento. Eles anegaram que o Governo Federal destinou recursos apenas para a construção das UPA’s, no entanto, os municípios teriam que arcar com custos de pessoal e manutenção da unidade durante 24 horas por dia, o que teria ficado financeiramente inviável para os municípios. Dez anos se passaram e, agora, a previsão é que a obra seja entregue no final de maio desse ano.