O comércio de Santa Catarina registrou um incremento de 31,4% no faturamento em fevereiro na comparação com os demais meses do ano, segundo empresários do setor. A alta foi puxada pelo movimento de vendas para a volta às aulas. Na comparação com o mesmo período do ano passado, o aumento do faturamento foi de 22%.
O aumento ocorreu principalmente em estabelecimentos como lojas de departamento, magazines e multicoisas. E foi menor em supermercados e hipermercados, por exemplo. Para atender o crescimento da demanda, 12,9% das empresas contrataram funcionários. A média foi de 3,2 trabalhadores a mais.
“Esse resultado bastante significativo se deve tanto à base de avaliação dos meses anteriores, uma vez que o grupo de atividade que envolvem materiais escolares foi o segundo mais afetado […], como também ao típico incremento nas vendas que é comum do período de volta às aulas”, disse em relatório a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de SC (Fecomércio/SC), que realizou a pesquisa.
Além disso, o ticket médio dos consumidores caiu. Passou de R$ 165,48 em 2020 para R$ 141,32 em 2021, recuo de 14,6%. A maioria dos empresários afirma que os consumidores compraram apenas os itens que não puderam ser reaproveitados do ano anterior.
O método de pagamento preferido foi à vista no débito (29,7%), seguido de à vista no dinheiro (27,9%), à vista no cartão de crédito (24,3%), e parcelado no cartão de crédito (15,9%).
A pesquisa foi realizada entre 18 e 21 de fevereiro com 333 empresas do comércio de Santa Catarina de sete cidades: Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Joinville e Lages.