No Dia Internacional da Mulher, interessante lembrar que, pela primeira vez na história da política de Navegantes, mulheres ocupam três das dez cadeiras na Câmara de Vereadores.
Em um meio ainda dominado por homens, as vereadoras Sol Dapper (DEM), Lú Bittencourt (PL) e Adriana Macarini (PL) estão sendo porta-vozes das mulheres e das famílias navegantinas, mostrando que a sensibilidade faz a diferença. Projetos, indicações e cobranças ao executivo estão sendo realizados em prol das mulheres, infância, pessoas com deficiência, entre outros temas de importância social.
Exemplo disso, o projeto de Lei Ordinária nº 01/2021, de autoria da vereadora Sol Dapper (DEM), que altera o parágrafo da lei e passa a proibir no município de Navegantes a venda, o manuseio, a utilização, a queima e soltura de fogos de artifícios com estampidos. Além da defesa dos animais, a justificativa do projeto chama à atenção para os prejuízos às crianças autistas, que sofrem com o barulho dos fogos de artifício. O PL segue para ser sancionado pelo prefeito.
Já o PL nº 04/2021, de autoria da vereadora Lú Bittencourt (PL), promove a inclusão de pessoas com deficiência, ao instituir a Língua Brasileira de Sinais – Libras e a tradução simultânea dos trabalhos parlamentares nas sessões da Câmara Municipal de Navegantes. A proposta recebeu os pareceres favoráveis das comissões e foi aprovada por unanimidade.
A vereadora Adriana Macarini também mostrou sua preocupação com as pessoas com deficiência, ao indicar, ao Chefe do Poder Executivo, a criação de um Projeto de Lei Complementar, para a redução de jornada de trabalho ao servidor público que tenha como dependente pessoa com deficiência, sem prejuízo de sua remuneração, estabelecendo ainda, critérios para concessão do benefício.
As vereadoras Sol Dapper e Luh têm ainda conhecido a realidade e as dificuldades dos deficientes visuais da Associação de Deficientes Visuais de Itajaí e Região – ADVIR, um olhar voltado às necessidades alheias, para que seja dada a importância necessária à acessibilidade no novo plano diretor da cidade. Nessa segunda-feira (8), a vereadora Sol também irá apresentar o projeto de Apadrinhamento no serviço de acolhimento institucional (abrigo) no município de Navegantes, em benefício das crianças e adolescentes que se encontram sob a guarda do Estado. “O que o mundo precisa é empatia”, destacou a vereadora Sol.
Procuradoria Especial da Mulher
Além dos projetos com cunho social, foi criada nessa legislatura a Procuradoria Especial da Mulher, sob responsabilidade das vereadoras Sol e Lú e demais membros. Sua primeira ação será já nessa terça-feira (9), em uma live com a delegada da Polícia Civil de Navegantes, Patrícia Burin, debatendo com as três vereadoras sobre violência contra mulheres, em alusão ao Dia Internacional da Mulher.