O município de Navegantes está de luto pelo falecimento, nessa quarta-feira (31), do senhor Onofre Joaquim Rodrigues Junior, que lutava contra um câncer. Seu Veloso, como era conhecido, foi um dos emancipadores políticos da cidade de Navegantes e ocupou uma vaga no Legislativo Municipal.
O último fundador vivo
Conforme relatos da historiadora e professora Vilma Rebello Mafra, quando Navegantes era apenas um bairro de Itajaí, líderes de tradicionais famílias de Navegantes, entre eles o jovem Onofre Joaquim Rodrigues Júnior, formaram uma comissão com o objetivo de promover a emancipação política de Navegantes.
Esta comissão promoveu reuniões e debates de esclarecimentos nas comunidades, reuniu assinaturas de populares e, apoiados pelo Deputado Elias Adaime, redigiram documento solicitando a emancipação política, que foi encaminhado à Câmara Municipal de Itajaí. Após muitas sessões de discussão, em 14 de maio de 1962 pela Resolução Nº 2, o município é criado e, consequentemente, desligado de Itajaí. A comunidade navegantina recebeu a notícia com muita festa e foguetório, rendendo seu reconhecimento aos fundadores.
Seu Velozo foi o último fundador que ainda estava vivo e hoje nos deixou. A Câmara de Vereadores de Navegantes decretou luto de três dias no âmbito do poder legislativo do município.