A Secretaria de Estado da Saúde divulgou, no sábado, 20, os dados da Matriz de Risco Potencial em relação ao novo coronavírus. Pela nova classificação, 15 regiões do estado se encontram em nível gravíssimo, incluindo a Região da Foz do Rio Itajaí.
A Matriz de Risco avalia o número de óbitos por COVID-19, a transmissibilidade, o monitoramento (testagem) e a taxa de ocupação de leitos de UTI.
No dia 19, o estado alcançou a marca de 24.526 mil casos ativos. “A tendência de casos ativos diários se estabeleceu alta, indicando uma nova onda de casos de Covid-19 em Santa Catarina”, explica a analista de dados, Bianca Vieira, do Centro de Operações de Emergência em Saúde.
Navegantes
Em Navegantes, município pertencente ao Vale do Rio Itajaí (Gravíssimo), o número de infectados, segundo último boletim, chega a 5073 pessoas. Dessas, 3895 estão curadas, 1.088 estão em tratamento domiciliar, cinco estão internadas na UTI do Hospital Marieta, em Itajaí, e 12 pessoas internadas no Hospital de Navegantes. O total de óbitos é de 73. Até o momento, 747 pessoas vacinadas com a primeira dose e 234 pessoas receberam a segunda dose.
Apesar de pertencer à região com Matriz de Risco Gravíssimo, os decretos de continuidade das medidas de combate à contaminação do novo coronavírus não têm sido divulgados pela Secretaria da Saúde de Navegantes. O último Decreto foi publicado no dia 18 de fevereiro, no Diário Oficial dos Municípios (DOM), no entanto não foi levado ao conhecimento da população, que está relaxando os cuidados necessários de prevenção à COVID-19.