Funcionários do Hospital Municipal Nossa Senhora dos Navegantes entraram em contato com a redação do Jornal nos Bairros para relatar uma situação que está acontecendo na Rua Natividade Costa, no bairro São Domingos. Já foram quatro casos de arrombamento de carro e furto de objetos relatados por funcionários que trabalham no local e estacionam seus veículos naquela rua.
Segundo eles, ladrões aproveitam o plantão noturno de funcionários do hospital para arrombar seus veículos que ficam estacionados na rua e furtar os objetos de dentro do carro. “Arrombaram meu carro (porta do carona) essa noite, o qual estava estacionado na rua, bem próximo ao hospital. Tinham dois na frente do meu, próximos à entrada de emergência. Assim como o plantão anterior, quebraram o vidro do outro carro. Podem esperar que voltem em outras noites, pois é de fácil acesso para quem os furta”, escreveu uma funcionária.
Polícia Militar orienta registrar as ocorrências
De acordo com o Tenente Coronel Evandro Fior da Cruz, Comandante do 25º BPM Navegantes, no período de 2020 e 2021 foram registradas somente duas ocorrências de furto, nas ruas em frente e atrás do hospital. As demais situações relatadas pelos funcionários não foram registradas na polícia e, assim, não foi gerado protocolo. Mesmo assim, a Polícia Militar se coloca à disposição da direção e servidores do hospital para receber as informações, e prontificou-se em realizar rondas no local.
A recomendação é que ao ocorrer um delito dessa natureza, imediatamente, a PM deve ser acionada pelo telefone 190 ou pela plataforma PMSC Cidadão. Gerando a ocorrência, uma guarnição vai até o local a faz o Boletim de Ocorrência, ou então é possível registrar, posteriormente, um B.O. na delegacia (os sistemas são integrados). Mas é importante que tenham os registros, para que a polícia saiba onde estão acontecendo os crimes e possa programar rondas e ações para inibir a prática de furto e roubo, lembrando que a falta de iluminação e mato alto em terreno baldio, por exemplo, também podem incentivar o crime, por isso a PM fica atenta a cada caso, para agir.