Qualificação técnica, olhar para a gestão e liderança são alguns dos critérios usados para escolher os profissionais. Doze pastas já estão com nomes confirmados e o restante será anunciado na semana que vem
O prefeito eleito de Navegantes, Liba Fronza, anunciou, nesta sexta-feira (18) pelas redes sociais, parte do secretariado municipal que assume com ele e o vice-prefeito Wancarlos Corsani a partir do dia 01 de janeiro de 2021. Das dezesseis secretarias municipais, doze pastas já têm seus novos secretários confirmados (Administração, Assistência Social, Desenvolvimento Econômico, Planejamento Urbano, Educação, Gestão e Controle, Governo, Procuradoria, Saneamento, Saúde, Segurança Pública e Obras). Para as outras seis secretarias, cinco Fundações e uma autarquia, os nomes serão anunciados na próxima semana. Para formar o time de secretários, Liba e a equipe de transição estabeleceram critérios como a qualificação técnica de cada profissional somada ao olhar para a gestão, a liderança para envolver os servidores numa nova cultura de administração e habilidade para lidar com pessoas.
“Também queremos que esse time trabalhe num ritmo de integração e interlocução com as outras secretarias. Muitos problemas administrativos e até de serviços dependem de atitudes simples como o trabalho integrado, já que as pastas são interdependentes”, explicou.
Quem assume?
Dos nomes que integram atualmente a equipe de transição assumirão como secretários: Ditmar Alfonso Zimath, que coordenou o plano de governo 25 e a equipe de transição assumirá como novo secretário Municipal de Administração. O sociólogo Aldo Decker assume como secretário de Assistência Social; o advogado e contador Ricardo Muniz Ventura será o Procurador Geral do Município; o professor e engenheiro Régis Chrystian da Silva conduzirá a Secretaria de Governo; a Secretaria de Saneamento Básico ficará a cargo de Jairo Romeu Ferracioli, economista, professor universitário com larga experiência em projetos ligados ao meio ambiente; na pasta de Segurança Pública quem assume é o sargento da Reserva da Polícia Militar, Joziel José Pereira que tem trinta anos de trabalhos prestados à corporação. A Secretaria de Obras será conduzida pela engenheira civil Caroline da Silva Bressan e Planejamento Urbano fica a cargo do arquiteto e professor Dagmar de Oliveira.
Saúde e Educação
A professora doutora Luciane Angela Nottar Nesello, com vasta experiência em gestão como a coordenação do Curso de Nutrição da Univali, e Diretora da Escola de Ciências da Saúde – ECS da Univali e que faz parte da equipe de transição será a nova Secretária Municipal da Saúde. Para a Secretaria da Educação, quem assume é a professora Mestre Marília Soares,
Especialista em Administração Universitária e Contabilidade.
“A secretária Marília vem referenciada do sistema Sinergia, é coordenadora dos cursos de lá, tem conhecimento da área pública porque já foi Secretária em Itajaí, e tem conhecimento da nossa realidade em Navegantes. Luciane trabalha com a gestão de cursos na área das Ciências da Saúde, conhece o sistema de gestão da saúde pública, é pesquisadora e tem o relacionamento com a Univali que poderá render boas parcerias para o nosso município. São duas grandes profissionais”, disse Liba.
Quem fica?
Os atuais secretários de Gestão e Controle, Fernando Sedrez, e do Desenvolvimento Econômico e Receita, Rodrigo Silveira, serão mantidos por Liba Fronza nos seus cargos pelos excelentes trabalhos realizados até o momento. Segundo Liba, Sedrez desenvolveu na Secretaria de Gestão e Controle processos bem definidos com uma estrutura bem montada dentro dos ideais desta nova gestão de transparência e controle dos gastos.
Rodrigo Silveira fica na pasta de Desenvolvimento Econômico e Receita por já estar desenvolvendo o trabalho que irá desburocratizar e acelerar a abertura de empresas e de revisão tributária do município em conjunto com o Núcleo de Contadores da Associação Empresarial de Navegantes. “A classe de profissionais que atua na linha de frente e sabe dos principais gargalos para abertura de empresas nos pediu que mantivéssemos o secretário pelo excelente trabalho em conjunto e poder de interlocução que irá desburocratizar os processos para abertura de empresas em nossa cidade”, disse Liba.
Confira o resumo dos currículos dos novos secretários
1- Secretaria Municipal de Administração – Ditmar Alfonso Zimath
Graduado em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Catarina, pós-graduado em Administração de empresas rurais pela Universidade Federal de Viçosa, curso de atualização em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Atua na área de planejamento, implementação, monitoramento e avaliação de programas e projetos como consultor do BIRD (Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento) do Grupo Banco Mundial desde o ano de 2017.
É consultor do Gabinete do Secretário de Estado da Agricultura, Pesca e Desenvolvimento Rural, por meio do ICASA, na preparação a uma nova operação de financiamento junto ao BIRD para Santa Catarina, desde o ano de 2019.
Atuou como consultor da FAO (Food and Agriculture Organization of the United Nations) no período de 2017 a 2018 em assessoria a projetos de desenvolvimento.
Foi Diretor de Projetos Especiais da Secretaria de Estado da Agricultura, Pesca e Desenvolvimento Rural, onde coordenou o Programa SC Rural no período de 2015 a 2019.
Atuou 33 anos na Epagri – Empresa de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural de Santa Catarina, onde de 2007 a 2015, ocupou o cargo de Diretor Executivo.
2- Secretaria Municipal de Assistência Social – Aldo Decker
Sociólogo e Professor de Sociologia na UFSC. Pós-graduado em Gestão Estratégica pela UDESC. Foi presidente do Observatório Social de Navegantes durante os anos de 2017 a 2019. Já presidiu também e, atualmente, é ex-presidente do IVES – Instituto de Valorização à Vida Estudos Socioeconômico, Sindical, Político e Ambiental de Santa Catarina. Atuou também como professor de Ensino Médio e participou de diversos cursos de políticas públicas e gestão pública. Ex-Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente 2014/16. Articulista no portal Clic Navegantes.
3- Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Receita – Rodrigo Silveira
Advogado formado pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) com Pós-Graduação em Direito Tributário pela Escola de Direito do Estado de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (EDESP – FGV). Entre 2009 e 2016 foi Diretor de Auditoria, Controlador-Geral do Município e Procurador-Chefe junto à Prefeitura de Itajaí. Desde 2019 ocupa o cargo de Secretário de Desenvolvimento Econômico e Receita em Navegantes, onde tem envidado esforços na desburocratização, na atração de investimentos e em reformas de ordem tributária.
4- Secretaria Municipal de Educação – Marília Soares
Mestre em Educação: Ensino Superior, Especialista em Administração Universitária e Contabilidade. Formação e experiência docente na EAD. Professora universitária na área da Administração e Gastronomia, ministrando disciplinas de TGAI e II, Gestão de Pessoas, Administração de Bares e Restaurantes, Auditoria de Ambientes de Restauração, Gestão de Serviços, Administração e Gestão Estratégica de Marketing. Diretora da FACIESA -UNIVALI, por dois mandatos, Diretora do IFES ( Instituto Fayal de Ensino Superior), Diretora de Ensino Superior da Faculdade Sinergia. Professora de Cursos de Pós Graduação das seguintes IES: FGV, UniSociesc, Uniasselvi, UNC, UNIDAVI, AUPEX, etc.Orientadora de artigos, TCC, monografias, nas áreas de Administração e Educação.
5- Secretaria Municipal de Gestão e Controle – Fernando Sedrez
É mestre em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI (2010), possui pós-graduação em Auditoria Pública pela Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicas – FEPESE (2004), pós-graduação em Gestão Portuária pela Faculdade Sinergia Sistema de Ensino (2007), graduação em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Itajaí (2002) e graduação em Administração pela Faculdade Sinergia Sistema de Ensino (2007). É servidor público de carreira no Município de Navegantes, com mais de 16 anos de experiência no serviço público, estando atualmente desempenhando a função de Secretário de Gestão e Controle. Foi presidente do Colegiado de Controladores Internos da Região da Foz do Rio Itajaí e já realizou palestras pelo Estado de Santa Catarina sobre temas relacionados à administração pública. É também professor universitário, lecionando disciplinas como Contabilidade de Custos, Contabilidade Pública e Controladoria e Auditoria.
6- Secretaria Municipal de Governo – Régis Chrystian da Silva
Professor universitário, Régis Chrystian da Silva é formado em empreendedorismo e inovação pela Universidade de Babson College Boston – EUA. Engenheiro Civil, Engenheiro Ambiental, pós-graduado em Engenharia de Segurança e pós-graduado em Engenharia contra Incêndio e Pânico.
7- Secretaria Municipal de Procuradoria Geral do Município – Ricardo Muniz Ventura
Contador e Advogado formado pela Universidade do Vale do Itajaí e pós-graduado em MBA em Direito Tributário pela Fundação Getúlio Vargas, no Rio de Janeiro.
8- Secretaria Municipal de Saneamento Básico – Jairo Romeu Ferracioli
Formado em Economia e Mestre em relações econômicas e sociais internacionais. Atualmente, é professor de Análise Econômica e Mercado de Capitais no curso de Administração da Univali e Professor da disciplina Economia Regional: Indicadores e Conceitos no Programa de Desenvolvimento Regional do Governo do Estado – PROESDE. Além de ser professor, atua em projetos como o Inovamfri e Pemi40, entre outros. Gerencia a Rádio Costeira de Itajaí desde 2012 e é Responsável pelo projeto Cesta Básica de Itajaí. Publicou um trabalho sobre a Padronização da Maricultura em Santa Catarina na Revista Educação Ambiental. Foi Vice-Presidente e Tesoureiro da APESI – Associação dos Professores da Universidade do Vale do Itajaí.
9- Secretaria Municipal de Saúde – Luciane Angela Nottar Nesello
Nutricionista, Doutora em Ciências Farmacêuticas pela Universidade do Vale do Itajaí; Mestre em Nutrição pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC; com várias Especializações em Nutrição nas áreas Clínica, Terapêutica, Esportiva e Estética. Atuou como Supervisora de Pesquisa na Unifebe. Responsável pelo Apoio Pedagógico do Centro de Ciências da Saúde e como Docente nos Cursos de Biomedicina, Medicina e Nutrição da Univali. Experiência na gestão, como coordenação do Curso de Nutrição da Univali, e Diretora da Escola de Ciências da Saúde – ECS da Univali. Foi Vice-Presidente da APESI – Associação dos Professores da Universidade do Vale do Itajaí, além de Membro do Conselho Universitário – CONSUN e do Conselho Superior de Administração – CAS.
10- Secretaria Municipal de Segurança Pública – Joziel José Pereira
Sargento da Reserva da Polícia Militar de Santa Catarina. Durante os trinta anos dedicados à PMSC, trabalhou em diversos pelotões e grupos especiais como Choque, Canil, Rádio Patrulha, Agência de Inteligência (AI), Reserva de Armamento e Central Regional de Emergência (CRE), além de ter servido também na cidade de Blumenau com passagens pelos serviços de Rádio Patrulhamento, COPOM, e Pelotão de Operações Especiais (POE). Joziel também é graduado pela Universidade do Contestado (UNC) no curso Superior de Tecnologia em Negócios Imobiliários.
11- Secretaria Municipal de Obras – Caroline da Silva Bressan
Graduada em Engenharia Civil pela Univali e pós-graduada em Execução e Projetos de Estruturas e Fundações, Caroline da Silva Bressan, tem experiência no setor privado, tendo trabalhado na fiscalização, gerenciamento e execução de obras prediais. Além disso, trabalhou com análise e elaboração de projetos civis e elaboração de laudos técnicos.
*12- Secretaria de Planejamento Urbano – Dagmar de Oliveira
Formado em Arquitetura e Urbanismo pela Uniavan e cursando mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes e Gestão Territorial da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), além de especializações, Dagmar Oliveira também é professor acadêmico em diversas disciplinas presenciais e EAD dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil e Design de Interiores da Uniavan.