fbpx

PLANO PARA INÍCIO DA REVITALIZAÇÃO DA GRUTA DE NOSSA SENHORA DE GUADALUPE É APROVADO

Uma ótima notícia. Foi aprovado, na última quarta-feira (25), pela Câmara Técnica de Compensação Ambiental – CTCA e pela Gerência de Biodiversidade e Florestas – GEBIO, do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina – IMA/SC, o plano de trabalho, desenvolvido pela Fundação Municipal do Meio ambiente de Navegantes – FUMAN, para o início da execução das obras de revitalização da Gruta de Nossa Senhora de Guadalupe, em Pedreiras, no interior do Parque Natural Municipal de Navegantes.

Conforme a superintendente da FUMAN, Heloísa Cristina Flores, a aprovação é referente à execução da etapa inicial do projeto, ou seja, a revitalização da Gruta de Nossa Sra. de Guadalupe, com estruturas paisagísticas de passarelas e espaços de contemplação religiosa e da natureza.

O plano de trabalho aprovado será executado com os recursos referentes à compensação ambiental da Portonave. O IMA/SC encaminhou o projeto à Portonave, para que a empresa inicie a contratação das obras com a anuência da FUMAN.

Novo projeto elaborado para evitar incêndios

A Gruta Nossa Sra. de Guadalupe é um ponto de referência histórico de contemplação religiosa na cidade. Sua anterior estrutura de decks em madeira e material reciclável sofreu vandalismo e foi incendiada em 2019.

Para evitar novos incêndios, o projeto paisagístico – previsto inicialmente em estrutura de madeira para o local – foi alterado. Em 2020, a equipe técnica da FUMAN, a arquiteta e superintendente Heloísa Cristina Flores, e o engenheiro civil Artur de Brida Quirino, retificaram o projeto com previsão de passarelas acessíveis em aço e a escadaria em gabião. A área de meditação e do púlpito religioso também foi ampliada e recebeu uma laje em aço, substituindo a estrutura de madeira do projeto anterior.


ATENÇÃO: Você não pode copiar o conteúdo
Direitos reservados ao Jornal nos Bairros