Em razão do desastre na barragem de contenção, no Rio Itajaí-Mirim, que causou a salinização da água distribuída em Itajaí, o Semasa suspendeu a entrega das faturas desde o dia 16 de outubro. Caso algum consumidor tenha emitido a fatura pelo site ou totem de atendimento, neste período, deverá desconsiderar a cobrança. A autarquia esclarece que o consumo antes do dia 13 de outubro está sendo cobrado normalmente.
Os novos prazos de vencimento e cálculo do desconto serão definidos após a conclusão dos trabalhos na barragem e a normalização dos índices de sal. Além disso, com o levantamento total do consumo de água desde o dia 13 de outubro, o Semasa encaminhará projeto de lei à Câmara de Vereadores para autorização do desconto dos dias em que foi feito fornecimento de água fora dos padrões de potabilidade. Para conceder isenções tarifárias públicas é obrigatório, por lei, ter autorização legislativa.
Para mais informações, o consumidor poderá procurar o atendimento do Semasa nos telefones 115, 0800 645 0195 ou 3344-9000 ou pelo whatsapp no número (47) 99261-3492.