Segundo dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) nesta terça-feira (10), Santa Catarina registra 14.237 casos ativos de Covid-19. Este é o maior número de doentes no Estado desde o início da pandemia. Ao todo, já são 280,5 mil casos confirmados, com 3,2 mil óbitos e 263 mil pacientes recuperados.
Atualmente o epicentro da doença em Santa Catarina é a Grande Florianópolis. Dos 20,5 mil casos registrados desde o início de novembro, 7 mil (34%) foram registrados na região.
Em relação ao último boletim, a SES registrou 12 mortes em Santa Catarina. Apesar disso, o número pode ter sido ainda maior. Isso porque, desde o fim de semana, o Estado tem enfrentado instabilidades na notificação de casos mais graves junto ao Governo Federal e aos municípios.
Esta instabilidade também tem causado imprecisão na divulgação do percentual de leitos ocupados no Estado. Segundo o boletim desta terça, Santa Catarina tem 70,3% dos leitos de UTIs ocupados, com 321 internações por Covid. Apesar disso alguns municípios já relatam que o sistema de saúde está próximo do limite e que podem faltar leitos nos próximos dias.
Segundo o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, a dificuldade das pessoas em seguir as regras de distanciamento está acarretando em um novo aumento de casos, que eventualmente, refletirão no crescimento dos óbitos.
“Percebemos também que o aumento dos casos está acontecendo principalmente na faixa de 30 a 40 anos, que acabam não tendo um agravo mais sério, mas essas pessoas contaminam os mais frágeis. Podemos estar mais preparados, atendendo melhor os doentes, mas com a circulação do vírus nesta camada da sociedade, nós vamos ter óbitos de novo”, destacou.