A conta de energia elétrica dos catarinenses vai ficar mais cara em setembro. A cobrança mudou em agosto, passando a valer “bandeira vermelha”, com custo adicional de R$ 4 para cada 100 quilowatts-hora consumidos. O aumento foi anunciado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e é válido para todo o país. Em Santa Catarina, segundo o assistente da Diretoria Comercial da Celesc, Vanio Moritz Luz, uma família de quatro pessoas deverá gastar em média de R$ 250 por mês com a nova bandeira.
Custo de energia mais alto
A maior parte da energia elétrica distribuída em SC é gerada a partir de usinas hidrelétricas, que produzem eletricidade por meio da força das águas. Nos períodos de falta de chuva, os reservatórios das hidrelétricas têm sua capacidade reduzida, resultando na diminuição da capacidade de produção.
Veja dicas que ajudam a economizar na conta de luz:
• Tomar banhos mais curtos, de até cinco minutos;
• Regular a temperatura interna da geladeira de acordo com o manual de instruções e verificar as borrachas de vedação regularmente;
• Evitar colocar alimentos quentes dentro da geladeira;
• Deixar espaço para ventilação na parte de trás da geladeira e não utilizá-la para secar panos;
• Quando possível, retirar da tomada aparelhos eletrônicos em modo de espera, como televisores, rádios, consoles de videogames, fornos de micro-ondas e computadores.