Apesar do trabalho constante da Vigilância Ambiental em diversas frentes no combate ao mosquito da dengue (Aedes Aegypti), os números de focos e de pacientes com a doença estão deixando o município de Navegantes em alerta.
Conforme o coordenador Plácido Simas, o município registrou, até a data de hoje, o número de 563 focos do mosquito em diversos bairros da cidade e 137 pessoas foram confirmadas com a doença pela Vigilância Epidemiológica. O município vem realizando nos bairros com mais focos, o fumacê, que consiste na aplicação de baixas doses de um agrotóxico que permite eliminar a maior parte dos mosquitos adultos presentes na região.
A maior preocupação é com o descarte de lixo em locais inapropriados. O acúmulo de lixo em terrenos baldios é o criadouro perfeito para o mosquito da dengue, que deposita seus ovos na água parada que fica acumulada dentro de garrafas, copos, pneus e qualquer material jogado inapropriadamente nos terrenos seus ou dos vizinhos. O mosquito da dengue ainda consegue percorrer um raio de 200 metros em área urbana, podendo picar os moradores de toda uma rua.
“Mais uma vez pedimos a colaboração da população para que nos ajude a combater a dengue no município. O procedimento de fumacê que utilizamos é uma medida para matar o mosquito já adulto, mas precisamos atuar é na prevenção, não deixando que os ovos sejam depositados. Por isso, se não haver lixo, não haverá água parada. Se não houver água parada, não haverá ovos e o ciclo do mosquito será interrompido”, explicou o coordenador.
Número de focos de dengue por bairro:
Centro – 129 focos
São Domingos (1 e 2) – 86 focos
Gravatá – 69 focos
Machados – 52 focos
Meia Praia – 47 focos
São Paulo – 45 focos
Nossa Senhora das Graças – 44 focos
São Pedro – 30 focos
Porto das Balsas – 28 focos
Volta Grande – 23 focos
Pedreiras – 9 focos
Escalvados – 1 foco