O presidente da Câmara Municipal de Navegantes, vereador Paulo Rodrigo Melzi (MDB), encaminhou ofício na manhã desta terça-feira (26) ao Governo do Estado e à Secretaria Estadual de Saúde, cobrando o aumento urgente de leitos de UTI na região, especialmente no Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen, de Itajaí, referência para os pacientes de Navegantes e demais municípios da região, e também no Hospital Municipal Ruth Cardoso, de Balneário Camboriú.
Esta semana, conforme informações divulgadas pelos Municípios, ambas as unidades hospitalares estão próximas da lotação máxima nas unidades de terapia intensiva utilizadas para tratamento de pacientes com COVID-19.
Até a segunda-feira (25), segundo o Hospital Marieta, dos 20 leitos de UTI destinados aos pacientes com COVID-19, 14 deles estavam ocupados (70%). Na ala de isolamento, dos 25 leitos disponíveis, 16 estavam ocupados (64%). Já no centro de COVID-19, em Balneário Camboriú, dos 20 leitos, 10 estavam ocupados.
“Estamos à beira de um colapso no atendimento de pacientes graves em nossa região e queremos um posicionamento e resposta imediata do Governo do Estado. Os municípios da AMFRI carecem de vagas de UTI e aguardamos que o governador cumpra seus compromissos e ative novos leitos nos hospitais de nossa região”, declara o presidente da Casa.