O vereador Jassanan Ramos (MDB), o “Monan”, esteve novamente esta semana em visita de inspeção ao imóvel da antiga empresa Sol Pesca, localizado à Rua Luiz Joaquim dos Santos, nº 186, no Bairro São Pedro, atendendo às inúmeras solicitações de moradores da localidade e vizinhos do referido espaço, preocupados com questões de segurança, saúde e meio ambiente.
“Ao longo deste primeiro mandato como vereador fui cobrado reiteradas vezes pela comunidade do Bairro São Pedro (e com toda a razão) para atuar em questões como esta: imóvel ou terreno abandonado por proprietário e Poder Público trazendo problemas para a vizinhança. É um cenário inaceitável, ainda mais pelo fato de eu estar cobrando providências desde 2017, sem que ocorra um trabalho efetivo que resolva a situação. E quem acaba sendo prejudicado é o morador que vive próximo, paga seus impostos e precisa conviver com uma área suja, insalubre e perigosa”, afirma.
Conforme Monan, o imóvel em questão pertence à uma empresa privada que fechou suas portas há alguns anos e teve o espaço penhorado para pagamento de dívidas. Desde então, a área está abandonada e vem sendo utilizada para despejo de lixo e entulhos, descarte de sobras de pescado, móveis e pneus velhos, além de servir de local para prostituição, consumo e comércio de entorpecentes e moradia de pessoas em situação de rua.
“O cenário em seu interior é desolador e provoca revolta para qualquer morador do bairro, que se sente totalmente abandonado pela Prefeitura. A sujeira se acumula desde o portão de entrada e vai até a beira do Rio Itajaí Açu. Há todo tipo de sujeira e seu acúmulo auxilia na proliferação de escorpiões, mosquitos transmissores de doenças, ratos e cobras. É revoltante observar um imóvel em área tão privilegiada ser utilizado para finalidade tão prejudicial à comunidade em seu entorno. Poderia estar sendo utilizado para abrigar um mercado público valorizando a cultura local, servindo para o pescador artesanal incrementar sua renda, enfim, sobram possibilidades e faltam iniciativas”, declara.
Sob área particular
Na semana passada, o vereador esteve no local acompanhado de moradores, do secretário municipal de Obras, Luiz Carlos dos Santos Cordova Júnior, e do secretário municipal da Agricultura e Pesca, João Paulo Serpa. Após vistoriarem todo o espaço e ouvirem a cobrança os representantes da Prefeitura de Navegantes informaram que não poderiam realizar a limpeza no interior do imóvel por se tratar de área particular, mas prometeram fechar o acesso ao local, o que acabou não sendo realizado.
“A limpeza no interior a Prefeitura informou que não pode fazer, iriam fechar o portão de acesso para dificultar o trânsito de pessoas, mas nem isso foi providenciado. Nós da comunidade que acabamos fazendo esta ação durante o fim de semana, mas a sujeira continua no interior e há um portão menor ainda aberto. Ninguém aguenta mais tanta enrolação”, encerra o vereador.