Terminal também doou uma unidade semi-intensiva para o Hospital de Navegantes…
Os casos de Coronavírus crescem no país e na região. Os impactos desta pandemia ainda são incertos, contudo, na Portonave foram implantadas uma série de medidas e ações preventivas para resguardar a saúde dos profissionais e de todos que acessam o Terminal. Além da questão econômica, mantendo a atividade essencial, movimentando máscaras, aventais, produtos médico-hospitalares e demais mercadorias de primeira necessidade para o abastecimento do mercado; o Porto de Navegantes está desenvolvendo ações sociais, uma forma de minimizar os impactos da doença na comunidade. A empresa já investiu mais de R$ 200 mil na compra de equipamentos e outros produtos para doação.
O Terminal distribuiu 2 mil kits de lanche aos caminhoneiros que acessam diariamente o porto. Como ação de Páscoa Solidária, a empresa reverteu o dinheiro que seria gasto com a compra de chocolates aos colaboradores em 100 kits de higiene e limpeza para famílias de Navegantes. Cestas básicas foram distribuídas também.
Dia 16 de abril, a Portonave fez a entrega de uma unidade de terapia semi-intensiva (semi UTI) ao Hospital Municipal de Navegantes. Foram doados um respirador, um monitor, uma bomba de infusão e um aspirador cirúrgico. O Terminal repassou ainda cerca de 3,5 mil máscaras cirúrgicas para a Prefeitura de Navegantes, Polícia Militar, além de outros equipamentos de proteção individual (EPI) para algumas unidades de bombeiros militares e SAMUs da região. Para a Associação Madre Teresa, do Hospital Marieta Konder Bornhausen, de Itajaí, foram doados R$ 20 mil para a compra de materiais de uso hospitalar para o combate ao COVID-19.
Com relação às ações e medidas preventivas, a Portonave possui um Plano de Contingência em Saúde Pública com os protocolos que deverão ser adotados em caso de doenças infectocontagiosas e mantém contato direto com a ANVISA, cumprindo à risca os protocolos e orientações da Autoridade Sanitária Federal. Algumas das medidas em vigor são: a suspensão de viagens corporativas e de visitas; intensificação da limpeza e higienização em áreas comuns, ambientes de grande circulação e equipamentos compartilhados; oferta de álcool gel em todos os pontos de acesso comum; suspensão temporária do acesso por biometria de impressão digital; recomendação aos comandantes dos navios para que os tripulantes não desçam da embarcação; regime de home office para grande parte da equipe administrativa, com apoio psicológico, inclusive para familiares; uso obrigatório de máscaras para profissionais que sobem nos navios e para as equipes de atendimento ao público; acompanhamento, pela equipe de saúde, dos funcionários com sintomas de gripe e das pessoas do grupo de risco e vacinação contra Influenza para profissionais e terceiros.