O governo de Navegantes reforça o que determina a Portaria nº 251 da Secretaria Estadual de Saúde, que diz que todo estabelecimento público, privado ou filantrópico em funcionamento, deve assegurar todas as pessoas, ao adentrarem ao mesmo, façam o uso de máscaras e higienização das mãos.
A Vigilância Sanitária do município de Navegantes está realizando a fiscalização em estabelecimentos comerciais da cidade para orientar os proprietários sobre as medidas de prevenção que devem ser observadas diante da pandemia do novo Coronavírus (COVID-19).
Os fiscais estão orientando os comerciantes quanto as determinações do Decreto nº 525/2020 do Governo Estadual, da Portaria nº 244/2020 e nº 251/2020 da Secretaria de Estado da Saúde, que especificam quais obrigações os estabelecimentos deverão cumprir para que possam mantê-los abertos ao público, sendo uma delas o uso de máscaras por todos os funcionários durante todo o turno de serviço, independente de contato direto com o público.
A obrigatoriedade para o uso de máscaras de proteção também passa a valer para todas as pessoas que adentrarem em todos os estabelecimentos públicos, privados ou filantrópicos em funcionamento.
Desde o Decreto de Estado de emergência do Governo do Estado, a Vigilância Sanitária Municipal em conjunto com a Polícia Militar, buscou atender as denúncias de estabelecimentos comerciais e industriais oriundas do Ministério Público Estadual, Ouvidoria do Município e de munícipes via e-mail e telefone. Os mesmos foram fiscalizados, orientados e em alguns casos, autuados.
A Vigilância Sanitária reforça a importância de obedecer às medidas impostas pelo Poder Público para conter a disseminação do novo Coronavírus, e pede a colaboração de toda a população, ficando à disposição para dúvidas ou denúncias nos telefones (47) 3185-2363, 3185-2358 e 3185-2365, ou através do e-mail visa@navegantes.sc.gov.br