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MANOBRAS COM NAVIOS DE ATÉ 350 METROS ESTÃO PREVISTAS PARA INICIAREM EM MAIO

Com esta frase em mente, o Superintendente do Porto de Itajaí, Engº Marcelo Werner Salles, saiu de um encontro na última sexta-feira (17), realizado na sede da Delegacia da Capitania dos Portos de Itajaí, onde também estavam presentes representantes da Autoridade Marítima (Marinha), Praticagem, Empresas de Rebocadores, Portonave, entre outros.

O motivo do encontro esteve relacionado a autorização e regulamentação da próxima etapa de manobras especiais previstas para ocorrer no início do mês de maio e consequentemente nos meses seguintes na área da nova Bacia de Evolução do Complexo Portuário de Itajaí (em frente ao molhe da Marina Itajaí, na Baía Afonso Wippel – Saco da Fazenda).

Na oportunidade, de acordo com uma programação, estão previstos para a realização de novas manobras, navios de até 350 metros de comprimento por 48,50 de boca (largura), incluindo-se dentro de um cronograma, navios que já operam na costa brasileira com até 337 metros.

Ainda em tempo, aguarda-se uma data certa para a realização da primeira manobra, mas até lá, a expectativa já é intensa:

“São embarcações de grande porte prestes a atracar em nosso complexo. Navios da classe de 337 com 48,5 metros de largura, que mudarão nosso padrão operacional. Estamos dando mais um passo para garantir o futuro do Complexo Portuário de Itajaí e assim nos enquadrarmos no mesmo nível de competição com os outros portos nacionais. Dentro do que podemos oferecer, manutenção de dragagem, reconstrução e realinhamento de berços, sinalização náutica, cuidados com o meio ambiente, entre outras especialidades, modestamente afirmo que não podemos ficar de fora do mercado e muito menos pensar em perder linhas ao qual já sinalizavam com a chegada desses navios maiores. Sendo assim, continuamos ativos e desde já preparados pelo que virá num futuro não tão distante”, ressalta Salles.

Assim como foram realizadas as 12 primeiras manobras especiais na primeira etapa, também se estudam mais 12 manobras de mesma categoria, ou seja: de acordo com os parâmetros operacionais deste tipo de navegação, serão 06 manobras de saídas e mais 06 manobras de entradas de ré no canal interno, com giros anteriores ou posteriores na área da nova Bacia de Evolução.

A Marinha também está considerando como manobras especiais, também as entradas e saídas sem giros, podendo chegar ao número de 24, sendo 12 entradas/saídas com giros e 12 entradas/saídas sem giros de navios.


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